D. Américo Aguiar, Bispo de Setúbal: Saudação do Patriarca de Lisboa

20230921-saudacao-patriarca-de-lisboa-banner-site

Saudamos o Senhor D. Américo Aguiar e a ilustre Diocese de Setúbal.

A nomeação do Senhor D. Américo para Bispo de Setúbal, enche-nos de alegria e de esperança. De alegria, porque após tanto tempo de espectativa e oração, o povo sadino vê-se contemplado com o dom de um pastor que ama com um coração bondoso e compassivo; um pastor próximo, que vai ao encontro de cada um e que, mergulhado em Cristo, dá a vida pelas suas ovelhas.

O Patriarcado de Lisboa, a quem serviu como bispo auxiliar de forma dedicada e com elevada abnegação, está-lhe eternamente reconhecido e grato pelos caminhos de sinodalidade que abriu na vida da Igreja, e pelo rumo que imprimiu na missão da Rádio Renascença. Contudo, foi enquanto estratega da JMJ, que o seu carisma de líder mais sobressaiu, tendo-se revelado um Bispo com capacidades ímpares na concretização de projectos, na promoção de diálogo e na arte de envolver todos num objectivo único e comum. Sobretudo quando esse objectivo é uma pessoa: Jesus Cristo. E é daqui que advém a enorme esperança.

A maravilhosa Diocese de Setúbal é hoje formada e distingue-se pela pluralidade, e o Senhor D. Américo, com o seu apurado sentido de serviço, possui as capacidades apropriadas para fazer desse pluralismo uma riqueza de caminhos para a paz, e um importante instrumento pastoral em prol da santificação do povo de Deus que agora lhe é confiado.

Ao Senhor D. Américo e ao povo da Diocese de Setúbal manifestamos o nosso regozijo e queremos afirmar a nossa mais dedicada comunhão, testemunhando-vos que não só a geografia nos une e o Tejo nos aproxima, mas que caminharemos sempre juntos, abandonando-nos nas mãos d’Aquele que nos oferece o seu amor e nos conduz ao abundante manancial da vida eterna.

Lisboa, 21 de Setembro de 2023

† RUI, Patriarca de Lisboa