D. Américo Aguiar, Bispo de Setúbal: Mensagem do Presidente da CEP

20230921-mensagem-d-jose-ornelas-presidente-cep-banner-site

O Papa Francisco nomeou hoje D. Américo Manuel Alves Aguiar como Bispo de Setúbal. Nesta ocasião, em nome da Conferência Episcopal Portuguesa saúdo D. Américo Aguiar e desejo que, à luz do caminho sinodal que a Igreja está a viver, o Espírito do Senhor acompanhe e torne fecundo o seu ministério junto do Povo de Deus, na península de Setúbal.

Certamente que os dons que Deus lhe concedeu, e que foram germinando ao longo do seu percurso enquanto sacerdote na Diocese de Porto, Bispo auxiliar de Lisboa e, nomeadamente, como coordenador da JMJ Lisboa 2023, estarão ao serviço da Igreja de Setúbal nos desafios com que esta se confronta.

Pessoalmente, como bispo emérito de Setúbal, dou graças a Deus e alegro-me por esta nomeação, que vem ao encontro da necessidade da Diocese, após este tempo de sede vacante. Felicito fraternamente D. Américo e imploro as abundantes bênçãos de Deus para o seu serviço episcopal à Igreja de Setúbal, contando com a participação sinodal de todo o seu povo.

Lisboa, 21 de setembro de 2023

+ José Ornelas Carvalho