Fátima: «No coração da Mãe cabem sempre todos» – D. Américo Aguiar

20231016-d-americo-aguiar-fatima

O cardeal D. Américo Aguiar, bispo eleito de Setúbal, agradeceu na passada quinta-feira em Fátima a todos os que tornaram possível a realização da JMJ 2023, com particular destaque para os responsáveis da Cova da Iria.

“No coração da Mãe cabem sempre todos”, referiu o presidente da peregrinação internacional de outubro, na celebração vespertina que decorreu Cova da Iria.

Perante milhares de pessoas reunidas no recinto de oração do Santuário, o novo cardeal português evocou a experiência da Jornada Mundial que decorreu em Lisboa, de 1 a 6 de agosto, sob a presidência do Papa Francisco.

D. Américo Aguiar agradeceu às dioceses nacionais, aos jovens portugueses, que “tanto fizeram”, nos últimos anos, para dar vida à Jornada Mundial da Juventude,

“Muito obrigado a todos os jovens e a todas as dioceses do nosso país”, declarou, numa passagem da homilia saudada pela multidão com uma salva de palmas.

O bispo eleito de Setúbal sublinhou que o Santuário de Fátima e o seu reitor foram “inexcedíveis” no apoio à JMJ.

O cardeal chegou à Cova da Iria depois de ter estado, hoje, na Catedral-Basílica de Nossa Senhora do Pilar, na cidade espanhola de Saragoça, onde agradeceu pela participação dos jovens espanhóis e da América Latina na JMJ Lisboa 2023.

D. Américo Aguiar evocou ainda a celebração de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, antes de dar “graças a Deus por todos os que ajudaram a que o convite do querido Papa Francisco chegasse a todos os jovens do mundo”.

“O que é certo é que vieram”, recordou.

O responsável falava na celebração da Palavra que decorreu após a tradicional procissão de velas, que iluminou a Cova da Iria.

“Aqui a palavra do nosso querido Papa Francisco, ‘todos, todos, todos’, tem um significado muito especial, porque Fátima é de todos”, insistiu.

D. Américo Aguiar lembrou aqueles que, no país, foram responsáveis pelo “sucesso” da JMJ, das forças armadas e de segurança aos profissionais de saúde.

“Muito obrigado a todos e cada um pela entrega e os sacrifícios que fizeram”, declarou.

O presidente da peregrinação internacional dirigiu-se aos peregrinos, que acorreram a Fátima com as suas alegrias e dores, unidos na condição de “filhos” ao encontro de uma Mãe “sempre, de braços abertos, no seu santuário”.

No final da intervenção, o cardeal português pediu a oração dos peregrinos de Fátima pela causa da paz, evocando os conflitos na Ucrânia e na Terra Santa, rezando por “todos os povos que vivem o flagelo da guerra”.

“Infelizmente a paz é um dom que está a faltar”, lamentou.

Para D. Américo Aguiar, mais do que saber quem “fica a ganhar” com esta nova guerra e os seus tempos, importa recordar quem “fica a perder”: “As crianças, os jovens, as mulheres, os idosos, os pobres, os últimos, os de sempre”.

“Que a guerra não aconteça, naquilo que depende de nós”, das famílias às comunidades cristãs, pediu o bispo eleito de Setúbal.

O cardeal evocou a experiência do Sínodo, em curso no Vaticano, para pedir que esta seja “uma noite de oração e uma noite de escuta”.

Durante a celebração, os participantes rezaram pelo fim das guerras na Ucrânia, Israel e Palestina e por “todos os cristãos que são perseguidos, por causa da sua fé”.

A peregrinação internacional começou com a recitação do terço, às 21h30, na Capelinha das Aparições, seguindo-se a procissão das velas e uma celebração da Palavra. Na sexta-feira, dia 13, depois do Rosário, às 09h00, teve lugar a Missa internacional, às 10h00, com bênção e a palavra aos doentes, terminando com a procissão do adeus e a consagração a Nossa Senhora.

Agência Ecclesia

Foto: Santuário de Fátima

D. Américo Aguiar oferece báculo a Nossa Senhora, pedindo a «sua muito especial intercessão pela paz»

O cardeal D. Américo Aguiar ofereceu a Nossa Senhora de Fátima o báculo de madeira, que utilizou na peregrinação internacional aniversária de 13 outubro à Cova da Iria, “pedindo-lhe a sua muito especial intercessão pela paz”.

“Este báculo foi-me oferecido pela Cáritas de Jerusalém, em Belém, por ocasião da minha visita em julho passado por causa da JMJ Lisboa 2023. No final vou oferecê-lo a Nossa Senhora, pedindo-lhe a sua muito especial intercessão pela paz na terra de Jesus, na Ucrânia e em tantas outras geografias e corações”, disse D. Américo Aguiar, informa o Santuário de Fátima.

D. Américo Aguiar, presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, que coordenou a primeira edição internacional de uma Jornada Mundial da Juventude em Portugal, para além do báculo deixou também “à Mãe do Céu” a cruz episcopal JMJ e o seu anel cardinalício.

“Faço-o como sinal de gratidão pelo apoio incondicional de Nossa Senhora ao que foi a JMJ: preparação e vivência e o que terá de continuar a acontecer nos corações dos jovens peregrinos”, assinalou o cardeal português.

O bispo eleito da Diocese de Setúbal, que foi criado cardeal pelo Papa Francisco, no dia 30 de setembro, explicou que oferecer o seu anel cardinalício “quer significar a consagração desta nova missão ‘inesperada’ à Mãe”.

O Santuário de Fátima informou que as três ofertas de D. Américo Aguiar – o báculo, a cruz episcopal JMJ e o anel – foram depositadas junto da imagem de Nossa Senhora, no final da peregrinação internacional aniversária.

Agência Ecclesia

16 de Outubro de 2023