Diocese: Cardeal D. Américo Aguiar constitui o Colégio de Consultores para o quinquénio 2024-2029

20240306-colegio-consultores (2)

O Bispo de Setúbal, Cardeal D. Américo Aguiar, formalizou esta quarta-feira a constituição do novo Colégio de Consultores para o quinquénio 2024-2029, na sequência da constituição do Conselho Presbiteral.

O Padre Carlos Silva (Reitor do Santuário de Cristo Rei e Vice-Reitor do Seminário de Almada), o Padre Carlos Russo (Pároco de Quinta do Conde e Vigário Forâneo de Palmela-Sesimbra), o Padre Fernando Miguel Alves (Pároco in solidum de Corroios e Vale de Milhaços e Vigário Forâneo do Seixal), o Padre Álvaro Lago, SDB (Pároco in solidum de São José e Vigário Forâneo de Setúbal), o Padre Francisco Mendes (Pároco da Charneca de Caparica) e o Padre Júlio Ferreira do Vale (Pároco da Comporta) integram agora o Colégio de Consultores.

Aos membros do Colégio de Consultores cessante, o prelado agradece “o seu trabalho e missão, especialmente, pelo seu exercício no período de Sé Vacante”.

O Colégio de Consultores é constituído por membros do Conselho Presbiteral nomeados pelo bispo diocesano por um período de 5 anos.

Decreto de constituição do Colégio de Consultores

D. AMÉRICO, CARDEAL-PRESBÍTERO DA SANTA IGREJA ROMANA,

DO TÍTULO DE SANTO ANTÓNIO DE PÁDUA,

NA VIA MERULANA, POR MERCÊ DE DEUS E DA SÉ APOSTÓLICA,

BISPO DE SETÚBAL

Concluídas as eleições para os representantes dos Presbíteros da Diocese e, tendo constituído o Conselho Presbiteral diocesano, de acordo com as normas do Direito Canónico e da Diocese,

Constituo o Colégio de Consultores da Diocese de Setubal

e nomeio membros, os seguintes Presbíteros:

• Pe. Carlos Filipe Lopes Ramos da Silva (secretário);
  • Pe. Carlos Fernando Russo dos Santos;
  • Pe. Fernando Miguel Mendonça Alves;
  • Pe. Álvaro Artur Pinto do Lago, SDB;
  • Pe. Francisco José dos Santos Mendes;
  • Pe. Júlio Ferreira do Vale.

Agradeço ao Colégio de Consultores cessante o seu trabalho e missão, especialmente, pelo seu exercício no período de Sé Vacante.

Os membros do Conselho de Consultores da Diocese de Setúbal, agora nomeados, entram em funções, pelo período de cinco anos, na primeira reunião convocada, a partir da data desta nomeação.

Dado em Setúbal, Cúria Diocesana, 06 de março de 2024, Memória de Santa Rosa de Viterbo.

† Cardeal Américo Aguiar, Bispo de Setúbal

Dr.ª Maria da Graça Pacheco, Chanceler