Conselho Presbiteral: novo conselho para o quinquénio 2024-2029 reuniu pela primeira vez

20240306-conselho-presbiteral-comunicado(2)

O novo Conselho de Presbíteros para o quinquénio 2024-2029 reuniu-se pela primeira vez esta quarta-feira, 6 de março, na Casa Episcopal, em Setúbal, sob a presidência do Cardeal D. Américo Aguiar, Bispo de Setúbal.

Em comunicado enviado ao clero, o Secretariado Permanente do Conselho informa que na reunião foram realizados pontos de situação relativamente à criação da Fundação D. Manuel Martins, à Academia Fé e Cultura e às Orientações Pastorais Diocesanas para a Formação dos candidatos ao Diaconado Permanente.

Houve ainda uma comunicação da Comissão Diocesana de Proteção de Menores e Pessoas Vulneráveis e o Monsenhor Vigário Geral José Pinheiro fez o ponto de situação sobre o processo Sinodal em curso na Diocese.

“Por fim, foram apresentados outros assuntos como a desburocratização dos processos de Baptismo dentro da Diocese; a atenção da Igreja sobre as cremações; e ainda, a situação laboral dos sacerdotes, com a intenção clara de se constituir um seguro de saúde” pode ler-se no comunicado.

Tratando-se do início de um novo mandato, foi eleito o novo Secretariado Permanente, sendo eleito Secretário do Conselho Presbiteral o Padre Rui Simão (Pároco de Fernão Ferro e Pinhal de Frades).

O Conselho Presbiteral é o “senado do Bispo”, um órgão de consulta para questões relacionadas com o governo da diocese e a ação pastoral. Este órgão conheceu os seus novos membros no passado dia 25 de janeiro, com a publicação da sua Constituição.

Conselho Presbiteral: Comunicado

Teve lugar, neste dia 6 de Março de 2024, na Casa Episcopal, em Setúbal, a primeira reunião do Conselho Presbiteral da Diocese de Setúbal, presidida pelo Bispo diocesano, o Cardeal D. Américo Aguiar.

Nesta primeira reunião, foi eleito o Secretário do Conselho Presbiteral, o Padre Rui Simão.

Após a eleição, o Conselho avançou com a ordem de trabalhos: Fundação D. Manuel Martins, Academia Fé e Cultura e Orientações Pastorais Diocesanas para a Formação dos candidatos ao Diaconado Permanente.

Seguiu-se uma comunicação da Comissão Diocesana de Proteção de Menores.

O Monsenhor Vigário Geral José Pinheiro fez o ponto de situação sobre o processo Sinodal em curso.

Por fim, foram apresentados outros assuntos como: a desburocratização dos processos de Baptismo dentro da Diocese; a atenção da Igreja sobre as cremações; e ainda, a situação laboral dos sacerdotes, com a intenção clara de se constituir um seguro de saúde.

O Secretariado Permanente do Conselho Presbiteral da Diocese de Setúbal

Setúbal, 6 de março de 2024

Diocese/Clero: D. Américo Aguiar constituiu o Conselho Presbiteral para o quinquénio 2024-2029

07 de Março de 2024