Mensagem do Bispo de Setúbal por ocasião da nomeação do novo Bispo de Beja, D. Fernando Paiva, oriundo do clero de Setúbal

Foi com muita alegria que recebemos a comunicação do nosso querido Papa Francisco nomeando D. Fernando Paiva, nosso Vigário-Geral, como Bispo de Beja. E o primeiro membro do presbitério sadino a assumir o múnus episcopal e, na peregrinação de Esperança que estamos a percorrer, este é um belo presente que nos enche de alegria e de confiança, no presente e no futuro da Diocese de Setúbal.

O território vizinho da Diocese de Beja não será totalmente estranho a D. Fernando Paiva, seja pela “partilha” territorial civil, de Troia, concelho de Grândola, seja pelos últimos anos em que a Formação Permanente do Clero – que tão bem acompanhou – decorreu em conjunto com o clero de outras dioceses, nomeadamente aquela que é agora, a sua diocese de Beja.

Agradeço reconhecido, a vida que deu com tanta generosidade e empenho à Diocese de Setúbal, nas mais diversas tarefas, nomeadamente na Paróquia da Anunciada e na Vigararia Geral.

Que Deus lhe retribua todo o bem que semeou, na certeza de que pode contar sempre comigo e assim acredito, com todos nós.

Que Maria o cuide, e que S. José, padroeiro da diocese de Beja o guarde, com particular afeto.

Que Deus o abençoe e proteja sempre.

Setúbal e Casa Episcopal, 21 de março de 2024

+ Cardeal Américo, Bispo de Setúbal