Domingo de Ramos: Uma Semana Santa “conectados a Jesus”

20240324_domingo_ramos_0115-Aprimorado-NR

O bispo de Setúbal, Cardeal D. Américo Aguiar, exortou hoje aos fiéis que permaneçam “conectados” a Jesus durante a Semana Santa que hoje se inicia. Na primeira vez em que presidiu à celebração do Domingo de Ramos como bispo de Setúbal, D. Américo Aguiar falou na necessidade de “tornar hoje” aquilo que se passou há mais dois mil anos. “Nestes dias, que esta celebração inaugura, a Semana Maior, a Semana Santa, vamos ser colocados no centro destes acontecimentos da vida de Jesus, e vamos torná-los hoje. Não são velhas preces ou rituais que estamos aqui a repetir, estamos a torná-los hoje. Por isso, peço a todos e cada um que aproveitemos estes dias”, pediu.

Após a tradicional procissão que percorreu as ruas de Setúbal desde a Igreja de S. Julião, no centro da cidade, até à Sé, acompanhado por algumas centenas de pessoas, D. Américo Aguiar presidiu à celebração na Sé, e não esqueceu as crianças na Terra Santa, um dos destinos da renúncia quaresmal da diocese. “Nós, nesta nossa diocese, a Renúncia Quaresmal, faremos chegar ao Cardeal Patriarca de Jerusalém para que ele possa ajudar as crianças. E não são as crianças de um lado nem as crianças do outro, são as crianças. Queremos chegar às crianças que tanto têm sofrido de um lado e do outro. E aqui podemos juntar as crianças da Ucrânia e da Rússia, e lembrar todas as pessoas que morreram recentemente neste atentado em Moscovo”, reforçou.

Quanto à ligação com Jesus e com o que ele viveu nestes dias, D. Américo Aguiar diz que é preciso encontrar a “frequência certa”, ou, para os mais novos, “o ponto de wi-fi e a palavra-passe”. “A Semana Santa precisa de uma frequência e de uma palavra-passe para estarmos ligados, conectados, e por isso meus queridos irmãos e irmãs, quero que cada um, quer tenha como programa viver a Semana Santa em Setúbal ou em qualquer outro lugar do país ou do mundo, esteja ligado, conectado com Cristo Vivo”, até porque, reforça, “tudo o que vamos celebrar e viver é o centro da nossa Fé”.

Por isso, o bispo de Setúbal concluiu a celebração com um repto deixado ainda na homilia. “Que o Senhor vos dê a graça de podermos viver esta Semana Santa de 2024, e que cada um de nós possa testemunhar a alegria do Cristo Ressuscitado, e o Cristo Vivo possa viver no coração de todos, de cada um de vós, das vossas famílias, dos vossos amigos e conhecidos, de todos os que estamos como homens e mulheres de boa vontade”.

24 de Março de 2024