Novos Vigário Geral e Reitor do Seminário na diocese de Setúbal

20240419-novo-vigario-reitor

A muito feliz nomeação do Papa Francisco do nosso D. Fernando Paiva para novo Bispo de Beja implica que antecipemos algumas informações que serão formalmente concretizáveis no devido tempo. Em meados de junho, o senhor D. Fernando Paiva cessará os múnus que generosamente exercia na diocese sadina.

Após as devidas e necessárias auscultações, procederei proximamente às seguintes nomeações:

• Administrador Paroquial de Nossa Senhora da Anunciada, Cidade de Setúbal, o Reverendo Padre Manuel Pinheiro da Silva Ramalho, no período entre a saída do senhor D. Fernando Paiva e a Tomada de Posse do novo Pároco;
  • Pároco de Nossa Senhora da Anunciada, na Cidade de Setúbal, o Reverendo Padre Rui Augusto Jardim Gouveia, cessando, a seu tempo, como Reitor do Seminário de Paulo;
  •
  • Reitor do Seminário de S. Paulo, Cidade de Almada, o Reverendo Padre Fernando Miguel Mendonça Alves, cessando, a seu tempo, o múnus de Pároco das comunidades que lhe estão confiadas;
  •
  • Vigário Geral da Diocese, o Reverendo Padre Rui Augusto Jardim Gouveia.
  •

Agradeço a disponibilidade de todos os nomeados, dou graças a Deus pelo trabalho, entrega e dedicação aos múnus que cessarão, rezando por eles para que o Senhor os abençoe e proteja e Maria os cuide nos novos desafios que lhes iremos confiar.

Neste Domingo do Bom Pastor, quero dizer aos “Bons pastores sadinos” OBRIGADO. Todos e cada um sois rosto de Cristo Vivo para as irmãs e irmãos que connosco caminham nesta Península de Setúbal. OBRIGADO pelos sorrisos e pelas lágrimas. OBRIGADO… a minha Homenagem, Gratidão e Bênção.

Memória especialmente agradecida pelo meu Pároco, recentemente falecido, Padre Pedro Gradim, de Leça do Balio, pelo nosso primeiro Bispo, D. Manuel da Silva Martins, pelo senhor D. Gilberto Reis e pelo senhor D. José Ornelas, a quem pedimos que reze por nós junto a Nossa Senhora de Fátima e dos Santos Pastorinhos Francisco e Jacinta Marto.

Minhas e meus muito queridos diocesanos, rezemos em ação de Graças por todos os nossos Bons Pastores, do Papa Francisco ao mais recente dos recentes padres ao serviço da igreja de Setúbal… todos, todos, todos.

† Cardeal Américo Aguiar, Bispo de Setúbal

20 de Abril de 2024