comprehensive-camels

CPM: Centros de Preparação para o Matrimónio da Diocese de Setúbal participam em Assembleia Geral da Primavera

20240422-cpm-assembleia-primavera (4)

Decorreu a 13 e 14 de abril, no Centro Pastoral Paulo VI em Viana do Castelo, a Assembleia Geral da Primavera do CPM-Portugal. O casal Diocesano da Direção CPM-Setúbal, Maria do Rosário e Paulo Alves, participou nesta Assembleia, que contou com a presença dos responsáveis das equipas diocesanas de todo o país.

Foi um momento de partilha das atividades do Movimento CPM, ao nível nacional e diocesano, tendo o CPM-Setúbal partilhado que, os Centros CPM da Diocese, agendaram para o presente ano pastoral dez encontros CPM, com várias sessões de preparação de casais de noivos, sendo que já realizam três, estão a decorrer outros três e restantes quase a iniciar. Dois dos Centros CPM da Diocese realizam também o Encontro Anual de Noivos que fizeram a preparação em anos anteriores.

Fotos: Direção CPM Setúbal

A Direção Nacional, Susana Magalhães e Nuno Azenha, com o Assistente Diocesano Padre Paulo Jorge, e as Dioceses presentes para além da partilha das suas atividades, refletiram sobre possíveis ações dos responsáveis com os assistentes diocesanos, de forma a que a preparação CPM seja mais do que uma breve passagem “obrigatória” para a celebração do Sacramento do Matrimónio, e se possa dar continuidade ao discernimento sobre as formas do CPM contribuir para responder aos desafios lançados pelos “Itinerários Catecumenais para a Vida Matrimonial”, nomeadamente, através do acompanhamento de casais jovens: “Discernir como Cativar (Criar Laços) com os noivos e jovens casais que Deus nos coloca no caminho… como Acompanhar para Escutar o que sentem e vivem …como Fazer Pontes entre o CPM e os restantes movimentos da Igreja… é a resposta ao desafio que os Itinerários nos propõem.”

Assim foram lançadas as seguintes pistas para reflexão:

• Que importância atribuímos ao desafio proposto para o acompanhamento dos jovens casais?
  • Que estratégias estamos dispostos a implementar na nossa diocese de modo a propiciar o desejado encontro e escuta?
  • Como motivar as nossas equipas (diocesana e de base) para a implementação dessas estratégias?
  • Que recursos temos ou teremos de melhorar para concretizar esse desafio a curto ou médio prazo?

Os trabalhos de domingo, iniciaram com a presença de D. João Lavrador, Bispo da Diocese de Viana do Castelo, que se dirigiu a todos com palavras de reconhecimento pelo esforço e serviço prestado à Pastoral Familiar, encorajamento e estímulo dizendo: “tudo nasce na preparação … na preparação para o Matrimónio e Família realizada nos Centros CPM, temos de ser acolhedores, saber ler e discernir os sinais à nossa volta e encaminhar a pessoa, os casais e as famílias”.

Voltámos revigorados para a missão CPM em favor dos casais e famílias que sempre são inacabadas. Somos cristãos, somos família e Deus desafia-nos a não temer e a avançar.

Maria do Rosário e Paulo Alves / Direção CPM-Diocese Setúbal

Partilhe nas redes sociais!
22 de Abril de 2024