comprehensive-camels

“O Espírito Santo quer conquistar os vossos corações”, diz bispo de Setúbal aos crismandos

crismas_se_setubal

O bispo de Setúbal, Cardeal D. Américo Aguiar, esteve este fim-de-semana de Pentecostes na Sé de Setúbal e na paróquia do Montijo para presidir à eucaristia e administrar o sacramento do Crisma a algumas dezenas de jovens e adultos que se estiveram a preparar durante o último ano.

Na Sé, aos crismandos, D. Américo Aguiar assegurou que “o Espírito Santo quer encorajar-nos para aquilo que é a vida de cada um”. “Não é apenas estalar os dedos e pronto, o Espírito muda-nos, mas ajuda-nos a decidir como pretendemos atuar na nossa vida”, explicou.

Para o prelado, o desafio é “acolher a vida toda com esta preocupação e consciência de que habita em nós Cristo Vivo”. “O que o Espírito quer é conquistar o nosso coração para que estejam disponíveis para o que o Senhor quer de nós, que é que sejamos Santos e felizes”, disse na homilia.

No dia anterior, no Montijo, ficava o desafio de “fazer com que o Espírito Santo habite nos vossos corações”. “Na vida irão ser muito felizes, mas também vão sofrer. O Espírito Santo ajuda a perceber porque é que temos estes sentimentos, e fará tudo o que cada um permitir que faça na sua vida”, afirmou.

Ali, D. Américo insistiu em falar do dom do entendimento, um dos dons do Espírito, que permite que se olhe o mundo com um “olhar de esperança”. “Este é um dos dons do Espírito, por isso esperamos que cada um de vós, a partir de hoje, possa olhar para as coisas com um olhar de esperança. Apesar das dificuldades, saber que Deus providenciará, se eu fizer a minha parte”, concluiu.

Por isso, ao finalizar a eucaristia na Sé, D. Américo desafiou os agora crismados a serem “apóstolo, militante, desejoso de dar testemunho de Cristo Vivo nas suas vidas”.

 

 

 

Texto e fotos Ricardo Perna

Partilhe nas redes sociais!
19 de Maio de 2024