Projeto de Acolhimento de Crianças e Jovens pela Cáritas Diocesana de Setúbal

Cartaz Cáritas

Acreditando que a família é o ambiente mais adequado para o desenvolvimento saudável e pleno de uma criança, e em busca de uma alternativa para as crianças cuja família de origem não consegue assegurar este desenvolvimento, a Cáritas de Setúbal iniciou um projeto denominado “Família do Coração”.

O projeto vai ao encontro do previsto na Lei de Promoção e Proteção de Crianças e Jovens, e consiste na atribuição da confiança de uma criança ou jovem a uma pessoa singular ou família que cuidará dela temporariamente.

As famílias de acolhimento terão uma formação inicial e contínua, assim como o acompanhamento durante todo o período de acolhimento.

Uma família de acolhimento, deve consistir, no mínimo, em duas pessoas casadas ou unidas de facto há mais de dois anos e devem:

– Ter idoneidade para o exercício de acolhimento familiar;

– Ter disponibilidade para colaborar com a família de origem (caso seja necessário);

– Ter habitação adequada com condições de higiene e segurança;

Para manifestar interesse em ser família de acolhimento poderá, no caso de ser residente nos concelhos de Sesimbra, Palmela, Setúbal, Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém e Sines, contactar a Cáritas Diocesana de Setúbal através do endereço de email: acolhimento.familiar@caritas-setubal.com ou dos números telefónicos:  265 719 590 / 963 052 229.

“Abra as portas do seu coração para fazer a diferença na vida de uma criança. Torne-se um lar de amor, segurança e oportunidades para quem mais precisa. Junte-se a nós na jornada de promoção e proteção dos direitos das crianças e jovens.”

Texto de Lara Franquelim Alves

21 de Maio de 2024