Retiro de Efusão do Espírito Santo na Casa de Retiros de Santa Rafaela reúne 200 Fiéis

retiro_efusão

Nos dias 18 e 19 de maio, a Casa de Retiros de Santa Rafaela foi palco de um evento espiritual significativo que atraiu cerca de 200 participantes, com uma presença notável de jovens. O retiro de Efusão do Espírito Santo, que contou com a participação ativa de 86 pessoas que receberam a Efusão, ou Batismo no Espírito, destacou-se pela sua profundidade espiritual e pela diversidade das atividades oferecidas.

Ao longo dos dois dias, os participantes tiveram a oportunidade de se envolver em vários momentos de oração, louvor, meditação e reflexão sobre o Espírito Santo. Estes momentos foram cuidadosamente orientados por diversos pregadores, cujas palestras incentivaram uma introspecção profunda e uma ligação mais estreita com a fé.

As eucaristias de cada dia foram presididas pelo Assistente Eclesiástico Padre Tiago Veloso, tendo igualmente participado os Padres Leo e José Luís, além do Diácono Evangelino. A celebração das eucaristias e dos momentos de adoração ao Santíssimo foram pontos marcantes do evento, proporcionando um ambiente de comunhão e espiritualidade que tocou profundamente todos os presentes.

Os momentos de oração e louvor foram intercalados com sessões de meditação individual, permitindo aos participantes uma experiência rica e completa de espiritualidade. As palestras dos pregadores destacaram-se pela sua capacidade de envolver os fiéis, proporcionando ensinamentos valiosos sobre a presença e a ação do Espírito Santo para a renovação espiritual das suas vidas.

Este retiro foi especialmente marcante pela significativa participação dos jovens, que trouxeram uma energia renovada e uma vivacidade notável ao evento. A sua presença demonstrou um crescente interesse e compromisso da juventude com a fé e com os valores espirituais, renovando as esperanças na continuidade e no vigor da comunidade religiosa.

A Casa de Retiros de Santa Rafaela, com a sua atmosfera serena e propícia à reflexão, ofereceu o cenário ideal para este encontro espiritual. Os espaços cuidadosamente preparados para as diferentes atividades contribuíram para que todos os participantes se sentissem acolhidos e envolvidos no espírito do retiro.

O ponto mais alto do retiro aconteceu na vigília de Pentecostes, com a Efusão do Espírito Santo, um momento de grande significado e emoção para os 86 participantes que a receberam. A Efusão do Espírito Santo é uma experiência de renovação e fortalecimento da fé, que deixa uma marca indelével nos corações dos fiéis.

No final do retiro, o sentimento de gratidão e renovação espiritual era palpável entre os participantes, que saíram da Casa de Retiros de Santa Rafaela com uma fé revigorada e um novo impulso para enfrentar os desafios da vida quotidiana com a força e a inspiração do Espírito Santo.

O retiro de Efusão do Espírito Santo não só fortaleceu a fé individual dos participantes, como também reforçou os laços de comunidade e partilha entre todos, criando uma rede de comunhão e apoio espiritual para a renovação da Igreja atual.

Texto e fotos Equipa Diocesana de Comunhão

21 de Maio de 2024