“Tantos lenços vermelhos são sinal de que estamos jovens e com garra”

DSCF2767

Os escuteiros da Diocese de Setúbal reuniram em Conselho Regional esta sexta-feira, dia 21, na Igreja de Nossa Senhora de Fátima na Cova da Piedade.

Um dos primeiros pontos da ordem dos trabalhos foi a eleição da Mesa do Conselho Regional para o triénio 2024-2027. A lista única que se apresentou a votação recolheu 118 votos a favor, dois votos contra e um voto em branco. Foi assim eleita esta lista que tem como presidente Filipe Cabrita do Agrupamento 76 Moita, como Vice-presidente Daniela Pinto do Agrupamento 1118 São Paulo e como Secretárias, Beatriz Fernandes do Agrupamento 1011 Lavradio e Inês Sousa do Agrupamento 835 Casal do Marco.

Agnelo Fernandes, presidente da equipa cessante, agradeceu a confiança depositada nos mandatos que desempenhou e recordou que, à Mesa do Conselho Regional, cabe ser garante de que todos tenham voz e possam expressar a sua opinião e garantir a eficácia e tranquilidade desta instância deliberativa do escutismo regional.

A Equipa Projeto do XII Ciclo do Cenáculo Regional apresentou a edição que desta vez se inspirou no filme Encanto e que aborda a importância dos dons ao serviço de todos e a busca de cada um, para descobrir as capacidades que pode partilhar com os demais. A equipa comunicou aos conselheiros que temática motivou um fórum com diversos temas e que no fim foi assinada a Carta de Cenáculo com o compromisso de traduzir as reflexões deste encontro, na vida de cada caminheiro e nas atividades da Região.

A Chefe Regional usou da palavra para apresentar o Plano e Orçamento para o próximo ano escuta que se inicia em outubro. Ana Margarida Chagas salientou que, sendo um ano em que se faz a transição da Junta Regional, este plano deixa em aberto o facto do próximo executivo, caso entenda, o venha a alterar.

Para além da calendarização das atividades regionais que permitem que os agrupamentos possam programar também a sua ação, destaque para as celebrações dos 50 anos da Diocese de Setúbal que se iniciam já no próximo dia 16 de julho.

Quanto ao orçamento, a Chefe Regional anunciou que as obras na sede da Junta Regional estão em fase de conclusão e que será paga a última prestação do moinho do CEADA, campo escutista da Região de Setúbal.

A Secretária Regional Pedagógica, lembrou a proximidade do Acampamento Regional que em agosto vai reunir dois mil escuteiros no Sesimbra Natura Park. Milene Santos apelou para a necessidade de os agrupamentos estarem atentos ao fluxo informativo acerca desta atividade, que se vai intensificar nas próximas semanas.

Mónica Lopes, Chefe Regional Adjunta e Secretária Regional para os Recursos Adultos sublinhou a necessidade da frequência da formação “Acampamento seguro” para todos os adultos que, nesta atividade, virão colaborar nos diversos serviços. Importante também a necessidade da formação “Escutismo movimento seguro” para os dirigentes que ainda não a fizeram, pois a não conclusão desta formação impede que continuem no ativo a partir do mês de outubro.

Neste Conselho Regional foi também apresentada a iniciativa “É tempo de ajudar”. Carlos Raleira da Região de Lisboa e Cláudia Gama da Coração Delta, divulgaram a campanha de angariação de produtos de higiene para idosos, desafiando os agrupamentos da nossa região a aderir.

Por fim, reconhecendo que este poderá ser o seu último Conselho Regional, uma vez que o executivo se encontra em fim de mandato, Ana Margarida Chagas quis pedir desculpa a quem porventura “não reparou na hora em que fazia falta”, mas também agradecer a todos os que integraram as equipas que tornaram possíveis, projetos que se tornaram de todos.

Ficou também um pedido para o discernimento em atitude de serviço, que possa dotar a Região do seu próximo chefe regional. Não lhe faltará incentivo pois “tantos lenços vermelhos são sinal de que estamos jovens e com garra” referiu Ana Margarida Chagas constatando o número elevado de caminheiros presentes neste Conselho Regional.

Texto e fotos: Henrique Matos | Junta Regional de Setúbal

22 de Junho de 2024