A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é um encontro pessoal de cada jovem com Jesus Cristo e um encontro dos jovens de todo o mundo com o Papa. É, simultaneamente, uma peregrinação, uma festa da juventude, uma expressão da Igreja universal e um momento forte de evangelização. Apresenta-se como um convite a uma geração determinada em construir um mundo mais justo e solidário.

Com uma identidade claramente católica, é aberta a todos, quer estejam mais próximos ou mais distantes da Igreja. A JMJ tem se evidenciado como um laboratório de fé, um lugar de nascimento de vocações ao matrimónio e à vida Consagrada e um instrumento de evangelização e transformação da Igreja.

Instituída pelo Papa São João Paulo II em 1985, acontece todos os anos a nível diocesano, até agora por altura do Domingo de Ramos e a partir de 2021 no Domingo de Cristo Rei. A cada dois, três ou quatro anos ocorre um encontro internacional, numa cidade escolhida pelo Papa. A JMJ Lisboa 2023 será o 16º encontro internacional.

Qual o papel da Diocese de Setúbal na organização da JMJ?

A Diocese de Setúbal está envolvida na organização da JMJ desde 2019, ano em que foi anunciada a sua realização em Lisboa.

Constitui uma Diocese de Acolhimento, a par das dioceses de Lisboa, de Santarém e da Diocese das Forças Armadas e Forças de Segurança. De 1 a 6 de agosto de 2023, as paróquias da Diocese de Setúbal vão acolher parte dos centenas de milhares de peregrinos, provenientes de todos os cantos do mundo, que venham participar na JMJ Lisboa 2023.

Para o efeito, foi criado o Comité Organizador Diocesano, integrado na estrutura do Departamento da Juventude, que tem a responsabilidade da preparação pastoral e logística da Jornada na Diocese, seguindo as orientações do Comité Organizador Local (COL). Nas Vigararias e Paróquias foram constituídos Comités Organizadores Vicariais (COV) e Paroquiais (COP), respetivamente, para a preparação local da Jornada.

No total da realidade diocesana de Setúbal, foram apresentadas 45 manifestações de disponibilidade para acolhimento, criando-se para o efeito Comités Organizadores Paroquiais, que envolvem 51 paróquias, o Santuário de Cristo Rei, o Seminário Maior de São Paulo em Almada e o Externato diocesano Frei Luís de Sousa.

Comité Organizador Diocesano de Setúbal da JMJ Lisboa 2023

• Coordenadora (do Departamento da Juventude): Ana Lúcia Agostinho
  • Coordenador (do COD): João Marques
  • Assistente: Padre Álvaro Lago, sdb