comprehensive-camels

Juventude: Jovens de Setúbal integraram delegação da JMJ Lisboa 2023 recebida pelo Papa Francisco

20231130-jmj-audiencia-papa-francisco (62)

O Papa Francisco recebeu esta quinta-feira uma delegação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, na Sala Paulo VI, Vaticano. A delegação inclui mais de 40 elementos da Diocese de Setúbal, das várias estruturas da organização, bem o Cardeal D. Américo Aguiar, Bispo de Setúbal e coordenador-geral do evento internacional decorrido em agosto.

Na sua mensagem aos jovens, o Sumo Pontífice agradeceu e elogiou a colaboração de todos: “Vós, fortes, com o auxilio de muitos e uma graça extraordinária de Deus, não nos desiludistes”.

“Não deixeis que nada se perca do que nasceu, cresceu e frutificou naquela JMJ”, apelou o Santo Padre.

“Obrigado pelo que vocês fizeram. Obrigado por todos os andaimes que vocês forneceram para que a Jornada da Juventude pudesse ser o que foi: Um núcleo de forte evangelização, de alegria, de expressão jovem. Trago do encontro de Lisboa uma emoção muito grande e também a lembrança das pessoas simples que deram o seu ombro de baixo para cima”, disse o Papa Francisco, de forma espontânea à delegação portuguesa.

 

O Papa recordou alguns encontros que teve em Lisboa, entre 2 e 6 de agosto, como com a “senhora de 96 anos”, de quem ainda tem o terço, e a jovem de 19 anos, “com uma doença grave”, e “os filhos daquela voluntária que morreu em serviço, como eles chegaram com alegria e saíram com tristeza por terem perdido a mãe”.

“Lembro-me de tantas pessoas simples, tantas. Lembro-me também dos pastéis, que são muito bons… Tantas pessoas simples que ofereceram o seu trabalho, o seu entusiasmo”, acrescentou o Papa Francisco, falando em “espanhol porque é mais seguro, mais próximo do português”, divulgou a Sala de Imprensa da Santa Sé.

O Papa dedicou também um agradecimento especial ao Cardeal D. Américo Aguiar, presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023 e bispo de Setúbal: “Agradeço por tudo o que fez. Ele é um cardeal especial, um cardeal que é um pouco ‘enfant terrible’, mas muito bom”.

A Agência Ecclesia informa que participaram nesta audiência com o Papa “várias centenas de pessoas, entre voluntários, parceiros empresariais e responsáveis da Igreja e das entidades públicas que ajudaram a construir aquela que o próprio Papa classificou como a mais bem organizada Jornada Mundial da Juventude de sempre”.

Nesta delegação também estão vários jovens da Diocese de Setúbal, nomeadamente João Marques, que foi o coordenador do Comité Organizador Diocesano (COD) de Setúbal para a JMJ Lisboa 2023, a Gabriela Godinho, do COD sadino e da equipa do Departamento da Juventude da Diocese de Setúbal, jovens e voluntários dos COPs (Comités Organizadores Paroquiais) das Paróquias de Alhos Vedros, Baixa da Banheira, Castelo de Sesimbra, Laranjeiro-Feijó, Palmela, Santiago-Sesimbra, São José (Setúbal), São Sebastião (Setúbal), Vale Figueira, bem como outros jovens da diocese que colaboraram no Comité Organizador Local (COL).

 

A viagem da delegação da JMJ Lisboa 2023

O programa oficial da viagem/visita da delegação da JMJ Lisboa 2023 decorre de 29 de novembro a 3 de dezembro. O programa, para além da audiência com o Papa Francisco, inclui várias celebrações: começou com a celebração de uma Missa na igreja de Santo António dos Portugueses, atribuída pela Santa Sé ao cardeal D. Manuel Clemente, e foi presidida pelo patriarca emérito de Lisboa, esta quarta-feira.

Está prevista uma visita a Assis, com passagem pela igreja de Santa Maria Maior onde está sepultado o beato Carlo Acutis, uma homenagem a um dos patronos oficiais da Jornada Mundial da Juventude de Lisboa, que se realizou de 1 a 6 de agosto, na capital portuguesa, e teve a Setúbal como uma das dioceses de acolhimento de jovens peregrinos.

A viagem termina, no domingo, com a celebração de uma Missa na igreja de Santo António de Pádua, em Roma. Esta igreja que foi concedida a D. Américo Aguiar (bispo de Setúbal) pelo Papa Francisco, na altura da sua criação como cardeal.

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ), um encontro dos jovens de todo o mundo com o Papa, foi instituída por São João Paulo II, em 1985, e, desde então, tem sido um momento de encontro e partilha para milhões de pessoas por todo o mundo. A última edição realizou-se em Lisboa, 1 a 6 de agosto deste ano.

 

As palavras do Papa à delegação da JMJ Lisboa 2023

O discurso do Papa Francisco foi lido pelo padre português monsenhor Ferreira da Costa, que trabalha na Secretaria de Estado do Vaticano:

“A todos vos saúdo e agradeço a Dom Américo Aguiar as amáveis palavras de apresentação da benemérita Delegação de dinamizadores, coordenadores e apoiantes da Jornada Mundial da Juventude 2023 [dois mil e vinte e três] em Portugal. Que alegria ver-vos aqui juntos! Começo por vos renovar a minha gratidão e a da Igreja inteira, concretamente dos jovens! Foi-vos confiada a realização daquele encontro mundial, e vós, fortes com o auxílio de muitos e uma graça extraordinária de Deus, não nos desiludistes. Bem hajam!

Deixastes-nos um luminoso exemplo de como é possível compartilhar uma missão, sem deixar ninguém de fora; antes, conseguistes trazer para o centro quem até agora tinha vivido marginalizado. Felizes quantos herdaram e professam na vida as dimensões universais do coração de Deus! Sabem fiar-se dos talentos do outro – seja ele quem for –, fazendo-os confluir para um grande sonho comum. Continuai a sonhar juntos, continuai a envolver em ondas sucessivas novos companheiros sonhadores duma sociedade feita por todos e no respeito de cada um. Vou repetindo e fico contente ao ver que muitos já me fazem eco: «todos, todos, todos!»

Como fazem os respigadores no campo que voltam atrás para recolher as espigas de trigo perdidas, assim seja vosso título de glória e honra trazer de volta e sentar à mesa comum quem ficou para trás. Jesus, como norma de vida, tomou a vontade do Pai do Céu e no-la ensinou para que fosse igualmente a nossa norma de vida: «Que Eu não perca nenhum daqueles que Ele me deu» (Jo 6, 39). No dia anterior a este ensinamento, o Senhor multiplicara os pães para a multidão e, no fim, ordenou aos discípulos: «Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca» (6, 12). Meus amigos, não deixeis que nada se perca daquela JMJ [ji-eme-ji] que nasceu, cresceu, floriu e frutificou nas vossas mãos, extasiadas com a abundante multiplicação de pedaços de Céu feitos gente, que brotavam de todo o lado e até mesmo donde não se esperava.

Maria, sem esperar compreender tudo mas sabendo que «nada é impossível a Deus» (Lc 1, 37; cf. vv. 29.34), «levantou-Se e partiu apressadamente». Soubestes, queridos irmãos e irmãs, soletrar cada uma destas suas palavras mostrando na vida as suas feições de Serva e Mãe! Obrigado a todos e a todas! Deus vos pague o bem que fizestes aos jovens e a mim, à cidade de Lisboa e a quantos, de todo o mundo, para lá dirigiram os seus passos e o seu coração. Por favor, continuai a apontar e a impelir-nos para as dimensões universais do coração de Deus!”

Departamento da Juventude – Diocese de Setúbal/Agência Ecclesia

Fotos: Diocese de Setúbal

Partilhe nas redes sociais!
30 de Novembro de 2023