Entrada do novo Pároco

Tomada de posse Afonsoeio, Samouco, Feijo e Procissão Moita 2010 202

Muitos foram aqueles que, no passado dia 12 de Setembro, assistiram, pela primeira vez, na paróquia de Laranjeiro/Feijó, à tomada de posse de um novo pároco. Depois de 36 anos de serviço naquela comunidade, o Pe António Oliveira cede o lugar ao Pe. Francisco Mendes, que durante oito anos esteve na paróquia do Castelo de Sesimbra. A cerimónia contou com a presença do Bispo de Setúbal, D. Gilberto dos Reis, e com alguns sacerdotes, bem como da Presidente da Câmara de Almada, Maria Emília de Sousa.

Uma cerimónia cheia de simbolismo e alegria. Uma paróquia com cerca de 26 anos, que teve sempre o mesmo pastor ainda antes de oficialmente ter sido criada, chega agora a uma nova fase da sua existência, com um sacerdote novo, de quem se espera dinamismo renovado.

O Pe. António Oliveira, em mais de três décadas de serviço ao Feijó, realizou, segundo a comunidade, um «trabalho nobre, discreto, silencioso, paciente e reservado». Um sacerdote que teve como objectivo, nas palavras de um dos oradores representantes da paróquia, levar o Evangelho a todos, trabalhando junto dos mais desfavorecidos, dinamizando para isso a construção do Centro Paroquial, que apoia crianças e idosos, entre outras obras, como a nova Igreja Paroquial. Para o novo pároco, a comunidade salientou estar preparada para continuar a caminhada efectuada até aos dias de hoje, e contam com a «juventude, zelo e dinamismo para prosseguir com novos projectos, dando uma lufada de ar fresco à Paróquia de São José Operário».

Trabalho

O Pe. António Oliveira, antigo Pároco, começou por referir que não é a favor de despedidas, uma vez que também não vai para longe, ficando ao serviço na Santa Casa da Misericórdia de Almada como capelão. «Já estava a precisar de mudança de ritmo de trabalho», referiu, sublinhando que estes anos foram muito gratificantes, mesmo com a necessidade de muitas mudanças.

Por seu lado, o Pe. Francisco Mendes deu início à sua nova missão paroquial numa comunidade que lhe tem algum significado, uma vez que o Pe. António Sobral, sacerdote que marcou a caminhada vocacional do novo pároco, esteve também nos alicerces desta paróquia, e adiantou a todos os presente que não «é de ficar a olhar muito, pois vem para trabalhar», dando logo a conhecer as datas das reuniões já marcadas com os responsáveis de cada serviço paroquial. «Temos muito que fazer e muita gente para alcançar», disse.

O prelado agradeceu a disponibilidade e a obediência do Pe Francisco Mendes, e agradeceu o trabalho do Pe. António Oliveira pelas décadas que esteve ao serviço, e incentivou o povo a continuar o seu trabalho de colaboração com o novo prior.

Bruno Máximo Leite

15 de Setembro de 2010