Formação de Leitores

pag 1

No dia 16 de Outubro, no Santuário do Cristo Rei, realizou-se a primeira sessão do Curso de Leitores deste Ano Pastoral, organizado pela Comissão de Liturgia e Arte Sacra, e orientado pelo Pe. Rui Rosmaninho.

De novo organizou a Comissão Diocesana de Liturgia e Música Sacra um Curso de Leitores, que teve a sua primeira sessão no passado sábado, 16 de Outubro, no Santuário de Cristo Rei, em Almada. O director da Comissão, P. Rui Rosmaninho orientou os trabalhos, que incidiram sobre a dimensão litúrgica da formação dos leitores. «O que é a Liturgia?», «a Palavra de Deus na Liturgia» foram os módulos da manhã, após a oração de Laudes. «O ministério litúrgico de leitor» e «organização paroquial dos leitores», os módulos da tarde.

Compareceram 38 leitores vindos da vigararia de Almada (Pragal 2), da Caparica (Trafaria 4), do Montijo (Pinhal Novo 5; Sarilhos Grandes 1), de Palmela-Sesimbra (Palmela 2; Quinta do Anjo 6) e do Seixal (Arrentela 2; Corroios 4; Fernão Ferro 8; Miratejo 2; Pinhal de Frades 1; Vale Milhaços 1). A segunda sessão incidirá sobre a formação bíblica e a terceira sobre a técnica.
Uma nova sessão terá lugar no dia 13 de Novembro, na Casa de Santa Rafaela, em Palmela, e conclui no dia 11 de Dezembro, na Sé de Setúbal. Na Epifania os que tiverem concluído o curso receberão na Sé a bênção e o diploma de frequência das mãos de D. Gilberto dos Reis, Bispo de Setúbal.

De acordo com o responsável, o número de formandos embora variável ao longo dos anos, não tem tido grandes oscilações, reconhecendo-se que já se «nota o interesse por parte das paróquias em formar os seus leitores».

BML/CLAS

25 de Outubro de 2010