Leitores receberam bênção e diplomas na Sé

leitores

Depois de terem terminado o Curso de Leitores organizado pela Comissão de Liturgia e Arte Sacra, cerca de 30 leigos vindos de 12 paróquias da diocese de Setúbal receberam, na Sé e pelas mãos de D. Gilberto dos Reis, a bênção e os diplomas de frequência. A Eucaristia que contou com esta bênção especial foi no passado Domingo, 2 de Janeiro, dia em que a Igreja universal celebrou a Epifania.

Na Sé de Setúbal, D. Gilberto dos Reis, Bispo diocesano, concedeu uma bênção especial aos leitores que concluíram o curso iniciado a 16 de Outubro de 2010 e que terminou, já este ano, depois de três sessões formativas. Uma preparação que o prelado considerou essencial para que estes leigos possam ajudar, nas suas paróquias, outros leigos a entender a Palavra de Deus.

Manifestando gratidão pela disponibilidade de cada um dos leitores para este serviço, o Pastor de Setúbal disse ainda que esta formação não deve ficar pelo curso mas antes estender-se por todos os dias da vida de cada um dos novos leitores: «Queria agradecer-lhes por este serviço e pedir-lhes que no vosso dia-a-dia tenham sempre a consciência de que esta Palavra deve ser guardada em primeiro lugar no coração, como fazia Nossa Senhora. Depois, tornai-a visível pela vossa vida, pelo vosso modo de vida. Quando um leitor encarna a Palavra e depois a proclama, torna-se mais fácil de entender».

Produzir bons frutos

A todos os fiéis presentes na Sé de Setúbal, D. Gilberto reforçou um pedido que já tinha feito à Igreja diocesana no passado dia 8 de Dezembro, aquando da ordenação dos novos diáconos: a leitura da Exortação Apostólica de Bento XVI, intitulada Verbum Domini (‘A Palavra do Senhor’), sobre ‘A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja’. «Queria pedir-vos no início deste ano que ameis a Palavra, que escuteis a Palavra. O Santo Padre publicou uma carta simples mas bonita sobre a Palavra de Deus. Comprai-a e leia-a. Não deixeis chegar a Páscoa sem a ler», disse o prelado.

No encerramento da celebração, o Padre Rui Rosmaninho, director da Comissão e de Liturgia e Arte Sacra que orientou este Curso de Leitores, expressou o desejo de que este curso e esta bênção possam produzir bons frutos nas paróquias de cada um: «Esta é uma bênção especial para que a graça de Deus vos ajude a corresponder ao que Ele vos pede. Para que possais também ajudar nas paróquias da nossa diocese a desenvolver este ministério tão importante de serviço litúrgico».

Após a bênção, o cortejo litúrgico integrando os leitores, seguiu para a sacristia onde o Bispo entregou a cada um os diplomas de frequência. No final, D. Gilberto pediu aos leitores uma formação adicional, nomeadamente que os leitores que ainda não frequentaram a Escola da Fé, assim o fizessem.

Anabela Sousa

11 de Janeiro de 2011