Jesus no centro do Festival

pag 1

Realizou-se, no último Sábado, dia 7 de Maio, o XXII Festival da Canção Jovem Cristã da Vigararia do Seixal. Este ano, ainda em ambiente festivo pela beatificação do Papa João Paulo II, coube à Paróquia do Seixal acolher este evento subordinado ao tema das Jornadas Mundiais da Juventude: «Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé».

Com treze grupos participantes, a noite do passado Sábado foi grande. Este ano, apenas as Paróquias de Pinhal de Frades e Fernão Ferro não estiveram presentes para concorrer. Assim, a saudável competição pelo primeiro lugar esteve nas mãos dos jovens das Paróquias de Vale de Milhaços, Miratejo, Corroios, Arrentela, Seixal, Paio Pires e Amora.

No entanto, como fez questão de salientar o Padre Marco Luís, Pároco do Seixal, na sua mensagem para o Festival, a grande vitória é fazer de Jesus Cristo, o centro da vida: «as letras, as músicas, os talentos, a partilha que se faz esta noite, é a partilha da fé em Jesus Cristo, Nosso Salvador. Ele é o centro da nossa vida, Ele é o centro deste Festival Vicarial», disse.

Apesar de ser a Paróquia do Seixal a acolher o Festival (na Sociedade Filarmónica União Seixalense), este foi um Festival que contou com a organização conjunta da Paróquia acolhedora, da EVIPAGIL (Equipa Vicarial da Pastoral Juvenil) e de outras Paróquias da vigararia.

Sem medo de viver a fé

D. Gilberto dos Reis, Bispo de Setúbal que à semelhança do ano transacto, não esteve presente no evento, deixou aos jovens uma mensagem que foi lida pelo Pároco do Seixal, Padre Marco Luís. Nela, o Prelado referiu que são «felizes os jovens que se juntam num festival para proclamar a sua fé em Cristo», sem medo de viverem a sua fé numa sociedade cada vez mais laicizada.

No final da noite, o primeiro lugar foi deste ano entregue à canção de Vale de Milhaços, «A céu aberto», que também ganhou o prémio de melhor interpretação. A melhor música foi atribuída à Arrentela, com a canção «Jesus é o Caminho» e Miratejo levou para casa o prémio de melhor letra com a canção «A minha fé». O prémio de ‘melhor claque’ foi entregue à aos jovens de Arrentela.

O festival da canção da vigararia do Seixal no próximo ano terá lugar em Vale de Milhaços.

Anabela Sousa

13 de Maio de 2011