Silêncio e oração

monj

O primeiro sábado do mês de Julho, no passado dia 2, foi o dia escolhido pelo Movimento da Mensagem de Fátima (MMF) na diocese de Setúbal para um dia de retiro e oração. O local escolhido foi a Quinta do Calhariz, em Sesimbra, local onde estão instaladas as Monjas de Belém.

Uma manhã de oração junto das Monjas de Belém com o objectivo de marcar o final do ano pastoral e, ao mesmo tempo, assinalar, de uma forma diferente, o primeiro sábado do mês (devoção pedida por Nossa Senhora a Lúcia). «Escolhemos este local porque há um silêncio e uma espiritualidade que ajuda a fazermos uma oração mais profunda em que sentimos uma maior ligação a Deus», explicou-nos Isabel Bogarinho, organizadora do encontro.

Dedicado especialmente ao grupo das Reparadoras do Movimento da Mensagem de Fátima, este foi um encontro que contou com a participação de cerca de 20 pessoas vindas das mais diversas paróquias. Sesimbra, Quinta do Conde, Azeitão e Setúbal foram alguns dos grupos de marcaram presença.

O dia começou cedo, logo pelas 8h, com a oração de Laudes rezada e cantada pelas Monjas. A este momento seguiu-se depois a Eucaristia, presidida pelo Padre João Luís Ferreira e um tempo de adoração ao Santíssimo Sacramento. A manhã terminou com uma das Irmãs do Mosteiro a fazer uma meditação sobre Nossa Senhora.

Para Catarina Bagarrão, da Quinta do Conde, que nunca tinha estado no Mosteiro das Monjas de Belém na Arrábida, este foi um encontro marcante devido ao local inspirador, uma vez que «ali as Irmãs estão em constante oração por todos».

Disse-nos ainda Catarina que, o momento de meditação feito por uma das Monjas «foi de uma riqueza extraordinária», tendo-lhes falado sobre o significado de ser serva do Senhor, da ligação ao Sagrado Coração de Jesus e ao Sagrado Coração de Maria e ainda da reparação dos primeiros sábados.

Para o próximo ano pastoral, Isabel Bogarinho confirmou-nos que existirão mais dois encontros diocesanos do Movimento da Mensagem de Fátima, mantendo-se sempre o retiro anual em Fátima.

Anabela Sousa

08 de Julho de 2011