Cruz das Jornadas chega ao Brasil já este mês

rio2013

A Igreja no Brasil vai começar a preparar as Jornadas Mundiais da Juventude de 2013 já a partir do dia 18 de Setembro, em São Paulo, com a recepção da Cruz das Jornadas e do ícone de Nossa Senhora.

A notícia foi avançada pela arquidiocese de São Paulo, através do seu site oficial, depois de uma conferência de imprensa promovida pelo arcebispo paulista, D. Odilo Scherer, presidente do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O prelado considerou que a atribuição da organização das próximas JMJ ao Brasil “trouxe muita alegria à Igreja Católica local”.

Para assinalar a passagem da cruz e do ícone das jornadas pelo país, a CNBB está a promover uma grande actividade de evangelização intitulada “Bote Fé”. O evento será marcado por diversos espectáculos, reflexões e testemunhos de peregrinos que foram às JMJ de Madrid.

Para animar ainda mais a presença dos dois símbolos em solo brasileiro, a Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, em parceria com algumas editoras católicas, vai lançar também este mês o primeiro de três CD dedicados às JMJ 2013.

Intitulado “No peito eu levo uma cruz”, o álbum reúne 13 canções que abordam os temas da Cruz e de Nossa Senhora.

«Ide e fazei discípulos de todos os povos»

Bento XVI anunciou em Castel Gandolfo que o lema da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2013, na cidade brasileira do Rio de Janeiro, será “Ide e fazei discípulos de todos os povos”, expressão baseada no final do evangelho de São Mateus.

O Papa revelou também que a Jornada de 2012, que se assinalará nas dioceses católicas, vai ser dedicada ao lema “Alegrai-vos sempre no Senhor”, apelo extraído da carta de São Paulo aos Filipenses.

Bento XVI qualificou “emocionante” a recente Jornada Mundial da Juventude, em Madrid: “O encontro de Madrid foi uma magnífica manifestação de fé para a Espanha e para o mundo”, e acrescentou que a JMJ foi uma “ocasião especial para reflectir, dialogar, trocar experiências positivas e, sobretudo, rezar em conjunto e renovar o empenho de radicar a vida em Cristo”. A XXVI JMJ foi um “dom precioso, que dá esperança” para o futuro, com os fiéis a expressarem “o desejo firme e sincero de radicar a sua vida em Cristo, permanecerem unidos na fé, caminharem juntos na Igreja”.

O Papa pediu aos jovens que participaram na Jornada que, “‘Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé’, levem ao mundo inteiro a alegria do evangelho, com a palavra e uma vida preenchida de obras de caridade”.

“Estou certo que regressaram às suas casas com o firme propósito de serem fermento na massa, levando a esperança que nasce da fé”, referiu Bento XVI, aludindo ao testemunho cristão que os jovens são convidados a exteriorizar na sociedade.

O Papa recordou o “entusiasmo irreprimível” com que foi recebido no centro de Madrid no dia da sua chegada a Espanha, e também as condições atmosféricas adversas durante a vigília de oração realizada na noite de sábado para domingo no aeródromo de Cuatro Vientos: “Uma multidão de jovens em festa, nada intimidada pela chuva e pelo vento, permaneceu em adoração silenciosa”.

13 de Setembro de 2011