Palmela em festa

atalaia e vindimas 2011 758

No passado dia 4 de Setembro, inserido na Festa das Vindimas, em Palmela, realizou-se a habitual bênção do primeiro mosto do vinho da localidade. Este ano, o pregador foi o Pe. Daniel Nascimento, que abençoou o fruto do trabalho do homem em frente à Igreja de São Pedro, em Palmela.

Como já é habitual por esta altura, o povo de Palmela une-se em torno da vindima e do vinho, o produto mais conceituado daquelas terras, e que tem nesta altura grande expressão e interesse. Muitas são as pessoas que se juntam em frente à Igreja para ver a pisa do primeiro mosto, e assistir a tradições, como os cantares típicos e as danças de grupos de folclore. «Este ano o grau é de 13,5º», ouve-se um dos responsáveis a anunciar, ao mesmo tempo que toca o sino da Igreja. O grande momento foi dito, e o primeiro mosto é colocado em pequenos barris, entregues ao sacerdote celebrante, que os recebe e a seguir os abençoa.

Depois da leitura bíblica, o Pe Daniel Nascimento dirigiu-se aos presentes dando graças a Deus pelo trabalho e pelo fruto da videira daquele ano, que mesmo sendo em pouca quantidade era de boa qualidade. Como é tradicional, o vinho produzido a partir daquele primeiro mosto será entregue à paróquia, para ser utilizado nas celebrações litúrgicas do ano seguinte.

BML

13 de Setembro de 2011