Maior formação aos catequistas

icxc-revolta-discreta-deklaracja-misji

O Secretariado Diocesano da Catequese da Infância e Adolescência (SDCIA) tem este ano um novo director, o Pe Rui Gouveia, que falou ao Notícias de Setúbal das actividades do próximo ano pastoral e das suas expectativas.

Recém-chegado a esta nova missão pastoral, o sacerdote tem como objectivos iniciais, para este ano, o conhecimento do secretariado e daquilo que se tem feito. «Queremos continuar com o mesmo trabalho, apostando na formação dos catequistas», referiu. O responsável pela catequese salientou que o papel do catequista na formação da criança e do jovem, com o seu testemunho e anunciando a mensagem de Jesus. «Jesus é o centro de tudo, e na catequese é primordial passar essa ideia», disse, sublinhando que a qualidade do trabalho do catequista se vê neste ponto. Em suma, o sacerdote quer escutar e estar presente junto dos catequistas, inteirando-se dos problemas para que a actividade pastoral melhore cada vez mais.

Actividades anuais

Para além dos cursos gerais de catequistas organizados pelas várias vigararias, o secretariado vai dinamizar este ano os habituais encontros de formação. O primeiro será já dia 1 de Outubro na Cúria Diocesana, com a participação de todos os coordenadores da catequese da diocese. Este primeiro encontro vai servir para se trocarem ideias e divulgar o programa de actividades deste ano pastoral. No dia 26 de Novembro, também na Cúria diocesana, D. Gilberto dos Reis realiza um encontro com todos os catequistas que estão a fazer a preparação dos jovens para o Crisma em 2012. No dia 22 de Janeiro o prelado reúne-se com os próximos crismandos na Sé de Setúbal. Como é habitual, no Auditório da Anunciada, em Setúbal, tem lugar dia 29 de Janeiro de 2012 o Dia Diocesano do Catequista.

No dia 26 de Fevereiro o Bispos de Setúbal encontra-se na Cúria Diocesana com os catequistas que realizaram o curso geral de catequistas nos últimos cinco anos. Dia 10 de Março acontece, na Casa de Santa Rafaela, o habitual retiro quaresmal. As jornadas dos adolescentes deste ano realizam-se a 22 de Abril na vigararia de Palmela/Sesimbra, e volta a realizar-se o A3 Jovem nos dias 1,2 e 3 de Junho no qual o Secretariado da Catequese mais uma vez terá um papel importante nas actividades propostas.

BML

30 de Setembro de 2011