Ordenação dos Diáconos Cláudio Rodrigues e Gilson Garcia: “Ao serviço do Evangelho, como diáconos missionários”

20191208-Ordenacoes-Diaconos-Claudio-Gilson-01

No passado dia 08 de dezembro, na Solenidade de Santa Maria da Graça, e dia da Diocese de Setúbal, o Bispo diocesano, D. José Ornelas, ordenou dois diáconos que se preparam para o ministério presbiteral: o Diácono Cláudio Rodrigues, formado no Seminário Diocesano, e Diácono Gilson Garcia, da Comunidade da Aliança de Misericórdia.

Na homilia da celebração, o Bispo de Setúbal pediu aos novos diáconos para que o seu serviço não se reduza às celebrações litúrgicas. “Não reduzais, o vosso serviço simplesmente às celebrações litúrgicas, ou, pior ainda, a uma projeção pessoal ou a um fechamento dentro dos muros das nossas igrejas – disse – Sede, sim, na Igreja e em toda a parte, homens que se alimentam da Palavra e da comunhão Eucarística, meditando, adorando, transformando-se e anunciando o amor de Deus, na comunidade e para fora dela”.

D. José Ornelas disse, ainda, aos novos diáconos que devem ser missionários: “Hoje, a atitude de serviço de Jesus e de sua Mãe, a urgência interior do coração dela para se pôr a caminho; a premência do amor de Cristo, que sente Paulo para anunciar o Evangelho; o testemunho e a audácia missionária dos primeiros diáconos devem tomar conta do vosso coração, da vossa inteligência e da vossa vontade, para estardes ao serviço do Evangelho, como diáconos missionários, isto é, como servos, para continuar, com vossa vida e o vosso ministério, a missão de Cristo, na Igreja e no mundo.”

Leia, clicando em seguida, a homilia completa do Bispo de Setúbal.

Ordenação dos Diáconos Cláudio Rodrigues e Gilson Garcia: Homilia de D. José Ornelas

A ordenação diaconal

O momento da ordenação de um novo Diácono revela-se de alguns gestos concretos. Em primeiro lugar, decorre a promessa daquele que vai ser ordenado diácono, seguindo-se a súplica litânica com o canto das Ladainhas, enquanto o eleito está prostrado.

Depois, o Bispo diocesano impõe, em silêncio, as mãos sobre o eleito e reza a oração de ordenação. Após este momento, o novo diácono é revestido com as vestes diaconais (a estola pendida sobre o ombro esquerdo e a dalmática) e recebe, em seguida, o livro dos Evangelhos.

AS

08 de Dezembro de 2019