O desejo de estar com Deus

torre marinha

Vinte anos depois da obra sonhada, a Igreja da Torre da Marinha, na paróquia da Arrentela, é agora o mais recente templo da diocese. Dedicada a Nossa Senhora de Fátima, a Igreja foi sagrada pelo Bispo de Setúbal, D. Gilberto dos Reis, no passado Domingo, dia 18 de Setembro. Uma tarde de muitas emoções marcada pela profunda gratidão da comunidade ao pároco, Padre David Pinho Esteves.

Ainda antes da abertura das portas do templo, já as pessoas se apinhavam no adro da Igreja para assistir ao descerrar da placa comemorativa da inauguração. Mas só depois, quando D. Gilberto dos Reis recebeu a chave e abriu a porta, se percebeu claramente que a nova Igreja da Torre da Marinha, com capacidade para 700 lugares sentados, era, naquele momento, pequena para acolher todos os fiéis que se quiseram juntar à grande festa e participar na cerimónia de dedicação.

Na homília, o Bispo de Setúbal salientou que a «construção do templo nasce do desejo humano de estar com Deus» e que «todo o templo cristão é memorial vivo do amor de Deus pelo Homem». Por isso mesmo, acrescentou D. Gilberto, «a dedicação da igreja é uma graça que implica a edificação de uma comunidade santa que testemunhe a beleza e o encanto do amor de Deus. Sem isso, este templo seria uma luz apagada, seria apenas funcional mas não seria memorial do amor de Deus».

Dando graças a Deus por todos os que contribuíram para a edificação da Igreja, o Bispo de Setúbal deixou uma palavra de apreço ao pároco: «Deixo um reconhecimento e um agradecimento especial ao Padre David que sonhou esta Igreja há muito e que com a comissão de obras juntou a todos vós neste projecto, vencendo as inúmeras dificuldades que foram aparecendo».

Sinal de vida nova

Já no final da cerimónia de dedicação da Igreja, o Padre David, visivelmente feliz, dirigiu algumas palavras à comunidade e foi, muitas vezes, interrompido com longas salvas de palmas. «A inauguração em que estamos a participar marca um acontecimento histórico na diocese de Setúbal, no Seixal, e nesta localidade já tão populosa da Torre da Marinha, e que será muito mais no futuro. Para mim, pároco, ela logo havia de acontecer agora já na fase mais debilitada da minha vida», disse o sacerdote emocionado.

Tendo sido o principal promotor do restauro da Igreja Matriz na Arrentela quando ali chegou há 42 anos, o Padre David disse que a construção Igreja da Torre da Marinha se tornou por vezes uma espécie de calvário, difícil de enfrentar, sobretudo pelas constantes alterações ao projecto inicial, mas que da mesma foram que o Calvário levou à Ressurreição, também aquela Igreja se revelava sinal de vida nova.

Terminando o seu discurso, o sacerdote manifestou a sua intenção para a nova Igreja da Torre da Marinha: «Deixo-vos o testemunho da minha vivência pessoal nestes já longos anos aqui vividos. O restauro da Igreja matriz nos anos 70 marca a minha chegada à Arrentela. A descoberta progressiva da sua múltipla riqueza ajudou-me muito e faz-me hoje sentir que a Igreja da Arrentela é a minha igreja especial e onde mais espiritualmente me sinto enquadrado. Esta nova Igreja porém, marca o anunciado termo da minha presença aqui e sinto-a já como um apelo forte. Desejo que venha através dos tempos a produzir em muitos cristãos, idênticos frutos aos que o primeiro restauro produziu em mim. Louvado seja o Senhor porque só Ele faz maravilhas», concluiu o pároco.

Muito trabalho a fazer

Por tudo o que fez ao longo dos últimos vinte anos, Duarte Castanheira, membro da Comissão de Obras que também falou comovido à comunidade, considerou o Padre David a alma da Igreja da Torre da Marinha: «O nosso pároco é realmente, a alma deste projecto e da sua concretização. A obra é sobretudo dele, fruto da sua fé, da sua esperança e do seu amor».

Apesar de a primeira fase da obra já estar terminada, com o espaço para as celebrações litúrgicas e com a capela do Santíssimo Sacramento, Duarte Castanheira diz que ainda há muito trabalho pela frente: «Isto não acaba aqui. Esta obra custou 1 milhão e 800 mil euros e há ainda uma parcela de cerca de 300 mil euros por pagar. Por isso apelamos à generosidade imediata de todos não só para terminar e pagar este valor, mas também para a segunda fase do empreendimento em que serão terminados o piso inferior e as salas do piso superior». Apelo idêntico ao povo cristão foi feito por D. Gilberto e pelo Padre David.

Na cerimónia da dedicação estiveram também presentes as autoridades civis, nomeadamente o Presidente da Câmara Municipal do Seixal, Alfredo Monteiro e a Presidente da Junta de Freguesia da Arrentela, a quem D. Gilberto dos Reis e o Padre David Pinho agradeceram toda a ajuda na realização da obra, o seu empenho e a sua amizade.

Anabela Sousa

30 de Setembro de 2011