22 e 23 de Março Recenseamento da Prática Dominical

foto8 papa

Decidiu o Senhor Bispo de Setúbal, D. Gilberto dos Reis, convocar para a Diocese de Setúbal um novo Recenseamento da Prática Dominical, que será levado a efeito nos próximos dias 22 e 23 de Março, Sábado e Domingo, respetivamente.

O último levado a efeito foi no ano de 2001, também durante a Quaresma. Desta vez, contudo, o Recenseamento não tem dimensão nacional, mas entendeu o Senhor Bispo de Setúbal convocá-lo para se poderem obter dados mais seguros acerca da Igreja na Diocese de Setúbal do que aqueles que resultaram do estudo promovido há dois anos pela Conferência Episcopal, que «diluíam» a nossa realidade na da grande Lisboa, onde existem realidades díspares e dificilmente compagináveis com a realidade da Margem Sul do Tejo. O Recenseamento visa ainda, ao recolher esses dados, ajudar a formular propostas pastorais mais adequadas, adaptando e incrementando aquelas realidades segundo o que for julgado conveniente, após o apuramento dos resultados. Tal como há 13 anos atrás, o Recenseamento será feito em TODAS as Missas desse fim de semana, tanto Vespertinas como do Dia, e em TODOS os lugares de culto onde estas se celebrem, tanto públicos como particulares. Por indicação do Prelado Diocesano, devem os párocos providenciar para que neste fim de semana não existam atividades e saídas que impeçam a participação na Missa na própria comunidade, para que não saiam falseados os resultados. Esta indicação é particularmente reforçada no caso dos Agrupamentos de Escuteiros e outros movimentos e grupos eclesiais. A recolha dos dados será feita num boletim semelhante ao que foi utilizado em 2001, sendo as respostas indicadas através de um rasgão feito no espaço correspondente à resposta mais adequada à situação da pessoa que responde. Cada um dos presentes deve responder por si, sem prejuízo de ser ajudado na ocasião por alguém mais próximo ou por elementos que os párocos louvavelmente entendam dever designar e preparar para essa função. Pretende-se saber o escalão etário, o sexo, se comunga ou não naquela Missa, qual a sua origem geográfica e quais as suas habilitações literárias, podendo ainda ser incluídas por indicação do prelado (que neste momento estuda ainda o assunto) outras questões relevantes. Por indicação do Senhor Bispo, deve ser utilizado um momento junto à homilia para proceder à recolha dos dados, devendo existir o cuidado por parte de cada pároco de esclarecer e explicar, eventualmente até exemplificando, o processo de «preenchimento» dos elementos por parte de cada pessoa presente. Desaconselha-se a consulta perto do fim da Eucaristia, em virtude de poder já não estar presente parcela significativa dos fiéis, falseando-se assim os dados. Também se aconselha que a distribuição seja feita apenas no momento imediato à própria recolha dos dados. No fim do momento de «recolha» dos dados no boletim, devem os boletins ser recolhidos de imediato, e também de imediato colocados dentro dos envelopes que a organização diocesana do para o recenseamento fornecerá para o efeito, um por Missa, e com essa indicação claramente escrita no seu exterior. Os envelopes devem depois ser fechados, de molde a que não se extraviem os boletins fortuitamente, e de modo a tornar mais fácil o processo da sua recolha para apuramento de resultados. A recolha dos envelopes será feita em cada paróquia na segunda-feira seguinte, dia 24 de Março, e o apuramento e contagem serão centralizados a nível diocesano. Nada impede que o pároco possa fazer alguma contagem simples para seu uso pastoral mais imediato, mas não deve divulgar esses dados publicamente até que lhe seja dada autorização expressa por parte do Ordinário Diocesano, isto porque se deseja apresentar os dados devidamente integrados e interpretados para todo o conjunto diocesano, ao mesmo tempo. Se houver fundadas dúvidas sobre a validade ou não de determinado boletim recolhido, por alguma circunstância de qualquer tipo, decidirá a equipa de apuramento diocesano. Prevê-se que os boletins – que irão em número largamente suficiente para cada comunidade cristã – cheguem até ao fim de semana anterior ou, quando muito, no início da própria semana imediatamente antecedente ao fim de semana de 22 e 23 de Março. Com eles irão também os envelopes destinados á recolha e selagem dos boletins efetivamente preenchidos. Irão também elaborar-se alguns cartazes, que chegarão por volta do I Domingo da Quaresma, para ajudar a sensibilizar para uma adequada participação.

Pe. Francisco Mendes Responsável da Equipa de Apuramento Diocesano

24 de Fevereiro de 2014