Retiro para Catecúmenos

DSC_0435

De 9 a 11 de Maio realizou-se na Quinta do Bom Pastor um retiro para catecúmenos do 10º ano promovido pelo secretariado diocesano das Vocações. «Life & Body» foi o nome deste retiro que juntou cerca de 14 adolescentes numa «proposta de crescimento na fé num corpo em mudança».

O Pe Rui Gouveia, responsável diocesano pela Catequese e vocações, pretende com este retiro dar apoio à catequese do décimo volume. Inserido na Semana das Vocações, a iniciativa nasceu de uma forma discreta, a fim de ser uma constante no calendário diocesano, todos os anos, para «versar as catequeses da Teologia do Corpo, de São João Paulo II». E explicou: «S. João Paulo II traça uma antropologia do Corpo, a partir da Revelação e de como a nossa fé entende o nosso corpo», referiu o responsável, sublinhando o cunho vocacional na catequese do papa, agora santo.

«Este é um projeto-piloto, mas que se pretende ser de continuidade, sobretudo nas catequeses do 10º volume. O tema da Sexualidade é sempre complicado de abordar nas catequeses e a Teologia do Corpo dá a linguagem para os catecúmenos perceberem a moral da fé cristã», explicou.

Participaram neste encontro de três dias um grupo de catequese do 10º ano da paróquia do Castelo que se preparam para fazer o Crisma, uma jovem da paróquia do Seixal e toda a equipa do secretariado das vocações que preparou e viveu este retiro.

19 de Maio de 2014