Almada

DSC_0968

São João Batista é dos santos mais venerados do nosso país, e em Almada no passado dia 24 de Junho o dia foi de festa. A habitual procissão que liga a paróquia da Cova da Piedade, desde a Capela da Ramalha, à Igreja de Santiago, na paróquia de Almada, foi novamente marcada por grande presença de fiéis.

É uma tradição antiga: no 23 de Junho a imagem de São João deixa a Igreja de Santiago e dirige-se para a Capela de São João na Ramalha. Durante 24 horas a imagem do santo padroeiro da cidade de Almada fica em acolhimento naquele local.

Todos os grupos da paróquia da Cova da Piedade passaram pela capela em momentos de oração e reflexão, num solenidade preparada espiritualmente por todos.

O momento alto foi a procissão dia 24: depois da Missa a procissão passou pelos mesmos pontos do percurso que tem passado em anos anteriores, unindo a Cova da Piedade a Almada em partilha de fé.

Muitas são as pessoas que não acompanharam a procissão e permaneceram sentadas à beira da estrada ou em esplanadas. «Gosto muito de ver, mas não gosto de acompanhar, prefiro rezar aqui», disse Fernanda Dias uma das pessoas que espera a procissão passar.

Quase duas horas a caminhar pelas ruas de Almada e a procissão chega ao alto, junto da Igreja de Santiago.

O pároco, Pe Fernando Belo, começou por agradecer a todos os que estiveram envolvidos em mais uma celebração. «A imagem de São João Batista passou pelas ruas da nossa cidade e gostava que levassem uma mensagem: Ele passou pela minha vida, pela tua vida, por todos nós», referiu, lembrando que é preciso ser justo e honesto para com todos.

Bruno Máximo Leite

30 de Junho de 2014