Nomeações de D. José Ornelas para a vida Pastoral da Diocese – Julho 2018

20180111-Nomeacoes

José Ornelas Carvalho, Bispo de Setúbal.

A fim de prover às necessidades pastorais da Diocese, após o diálogo com os presbíteros interessados e tendo ouvido o Colégio de Consultores, nomeio os presbíteros em seguida mencionados, para as funções que lhe são atribuídas:

• Pe. João Daniel Figueiredo Brito (SJ): Quasi-Pároco de São Francisco Xavier de Caparica, em substituição do Pe. Hermínio João Neves Vitorino (SJ).
  • Pe. João Paulo Gomes Duarte: Pároco do Lavradio, em substituição do Pe. Valdemar da Costa Baptista. Vigário Paroquial de Santa Cruz – Barreiro, sendo Pároco o Pe.  Luís Manuel Martins Ferreira.
  • Pe. João Rosa José: Pároco da Paróquia do Espírito Santo – Montijo e Pároco de Sarilhos Grandes, em substituição do Pe. Carlos Gonçalo da Costa Álvares Rosmaninho.
  • Pe. Júlio Ferreira do Vale: Pároco da Comporta, em substituição do Pe. Fernando Ferreira Belo.
  • Pe. Luís Manuel Martins Ferreira: Vigário Paroquial do Lavradio, sendo Pároco o Pe. João Paulo Gomes Duarte.
  • Pe. Luiz Carlos Barbosa Júnior (AM): Pároco de Arrentela, em substituição do Pe. Júlio Ferreira do Vale.
  • Pe. Valdemar da Costa Baptista (FC): Vigário Paroquial de Nossa Senhora da Conceição de Setúbal, sendo Pároco o Pe. Constantino Gonçalves Alves (FC).

A todos estes sacerdotes desejo exprimir uma grande estima e gratidão pela disponibilidade, livre e generosa, com que colaboraram na busca de soluções para o serviço da nossa Igreja.

Aos Padres que terminam funções, vai a gratidão do Bispo e de toda a Diocese, pedindo ao Bom Pastor que os recompense pelo trabalho generoso e dedicado que realizaram nas suas paróquias.

Desejo exprimir especial gratidão ao Pe. Carlos Rosmaninho, pela dedicada e dinâmica ação pastoral no Montijo, implorando a luz do Espírito do Senhor para o ano sabático que vai iniciar na Cartuxa de Valência – Espanha. Ao Pe. Fernando Ferreira Belo agradeço a disponibilidade generosa do serviço prestado na Comporta, mesmo na sua situação de emérito, e desejo que continuemos a poder contar sempre com a sua presença amiga na nossa Diocese. Estou igualmente muito grato à Companhia de Jesus e, especificamente, ao Pe. Hermínio João Neves Vitorino (SJ), que interrompe o ministério pastoral na Diocese, para um sabático, pedindo a bênção do Senhor para os caminhos e missões a que vier a ser chamado.

Aos Padres que vão iniciar novo serviço pastoral asseguro a minha oração e assistência no desempenho da missão agora confiada, na certeza de que continuarão a servir, com renovado entusiasmo, a nossa Igreja diocesana.

Às comunidades envolvidas no processo de mudanças, peço que participem dos mesmos sentimentos de gratidão para com os sacerdotes que estiveram ao seu serviço até este momento, e que acolham com fé e carinho os que chegam para continuar esta missão.

Outras nomeações complementares de vigários paroquiais, assistentes de movimentos e secretariados serão oportunamente dadas a conhecer, uma vez que, neste momento, não é possível, ainda, dispor de elementos para essas decisões, que não dependem apenas da Diocese.

Para os novos Párocos e Vigários Paroquiais invoco a bênção do Bom Pastor, bem como para as Paróquias às quais eles são enviados, para que, com o impulso do Espírito Santo, possamos edificar a Igreja do Senhor em cada uma das nossas comunidades e anunciar o Evangelho àqueles que ainda o não conhecem, dando especial atenção aos jovens, aos quais serão especialmente dedicados os próximos dois anos.

Setúbal, 16 de julho de 2018, no 43º aniversário da ereção da Diocese.

+ José Ornelas Carvalho

Bispo de Setúbal