Setúbal: D. José Ornelas e vários sacerdotes da Diocese recebem Medalha de Honra da Cidade

20200825-pacos-do-concelho-setubal

Distinções honoríficas serão entregues na cerimónia comemorativa do Dia de Bocage e da Cidade, a 15 de setembro.

Na categoria “Paz e Liberdade”, o Bispo de Setúbal e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, D. José Ornelas recebe a Medalha de Honra da Cidade. O pároco emérito de São Paulo, Padre José Gusmão, o pároco de São Paulo, Padre Luís Matos Ferreira, o diretor da Casa do Gaiato de Setúbal, Padre Acílio Fernandes, e o vigário-geral da Diocese de Setúbal, Padre José Lobato, são igualmente condecorados nesta categoria.

O Padre Manuel Vieira, pároco emérito da Anunciada, falecido no passado dia 5 de julho, será agraciado com a mesma distinção a título póstumo.

A atribuição das medalhas honoríficas foi aprovada pela Câmara Municipal de Setúbal a 12 de agosto. De acordo com a deliberação da autarquia, as Medalhas Honoríficas da Cidade pretendem distinguir a atividade desenvolvida no concelho por cidadãos e instituições de “forma particularmente notória e nas mais diversas áreas, em algum momento da história local, ou continuamente” contribuindo para “a elevação do seu prestígio e engrandecimento ou a sua projeção no estrangeiro”.

Este ano, a Câmara Municipal de Setúbal vai condecorar 105 personalidades, associações e empresas, nas categorias de “Atividades Culturais”, “Desporto”, “Associativismo e Sindicalismo”, “Paz e Liberdade”, “Comércio”, “Indústria”, “Ciência e Tecnologia” e “Turismo”. O Clube Naval Setubalense e a Marinha Portuguesa serão distinguidos com a Medalha de Prata da Cidade.

A cerimónia de entrega das medalhas honoríficas terá lugar no dia 15 de setembro, feriado municipal, pelas 10 horas, no Fórum Municipal Luísa Todi.

A ocasião integra-se no programa celebrativo do feriado municipal e comemorações bocagianas 2020, com diversos eventos culturais, desportivos e de lazer, de 5 a 20 de setembro.

25 de Agosto de 2020