Sesimbra: Paróquia celebrou padroeiro, São Tiago, com receção da Cruz JMJ 2023

20210725-Festa-Sao-Tiago-Sesimbra-03

A Festa de São Tiago, na Paróquia de Sesimbra, foi preparada com amor, por comemorações e iniciativas várias. Este ano valeu certamente por duas festas, embora a pandemia ainda se faça sentir.

As comemorações foram: a evocação de São Tiago na homilia do nosso Pároco, Padre Manuel Silva, na Missa solene, comentando o seu exemplo de apóstolo, que deu a vida por Jesus até ao martírio, e recordando tantos sinais da Ordem Militar de São Tiago na nossa vila, a ele dedicada, dando nome à Fortaleza, à Junta de Freguesia, à Paróquia, e sendo aniversário do agrupamento da Corpo Nacional de Escutas e do núcleo da Fraternidade Nuno Álvares.

As iniciativas também foram todas para ele: a reabilitação da torre da Igreja Matriz, generosamente oferecida por dois paroquianos engenheiros, pai e filho, com a parceria da Câmara Municipal; o espetáculo musical na vigília, “As quatro estações” de Vivaldi, oferecido pela Junta de Freguesia, e escolhido com o acordo do nosso Pároco, em homenagem à “Laudato Sì”; e – finalmente – a entrega da Cruz da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, que oportunamente uniu idosos com jovens neste 1º Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, pois a idade é avançada dos dois: pároco e catequista, que assumiram esta “aventura” de reunir jovens em pleno verão sesimbrense.

Com a ajuda de São Tiago, tudo correu bem. Acorreram doze jovens (como os Doze Apóstolos de Jesus), que vemos aqui reunidos em seguida na sacristia, onde concordaram que a escolha do Tiago e da Constança para os representar na Vigararia não podia ser melhor.

A Cruz foi-lhes entregue no final da Missa solene. A Raquel veio da Vigararia para a entregar diretamente. Juntou-se a nós também a Ana Lúcia Agostinho, responsável pela Pastoral da Juventude na Diocese.  Com a proteção do nosso Padroeiro foi aberto o caminho da nossa paróquia para se unir à Vigararia e à Diocese na preparação espiritual e material das futuras Jornadas. A Cruz fica junto ao altar, inspirando toda a Comunidade a caminho da JMJ Lisboa 2023.

Verão em Sesimbra é mar, é praia, é também para muitos dos nossos jovens trabalho de férias em bares e restaurantes… e temos de compreender e respeitar tudo isso! Em Setembro o grupo começará a organizar-se e a unir-se no Evangelho e na ação.

Silvina Palmeirim, paroquiana de Sesimbra

30 de Julho de 2021