Abertura do ano letivo

DSC_0822

Na passada terça-feira, dia 7 de Outubro, o Seminário de Almada iniciou solenemente o ano letivo. Como habitualmente celebrou-se a Eucaristia com Vésperas, presidida pelo Bispo diocesano, D. Gilberto dos Reis, e pela primeira vez com o Pe Fernando Paiva como vice-reitor do seminário.

No dia da comemoração litúrgica de Nossa Senhora do Rosário, a quem é também dedicada a Igreja do Seminário Maior de São Paulo, em Almada, iniciou-se oficialmente o ano letivo 2014/2015 na presença da nova equipa formadora do Seminário, de alguns membros do clero diocesano e de familiares e amigos dos três seminaristas que este ano compõem aquela comunidade.

O número de seminaristas diminuiu bastante nos últimos anos. «Quando percebi o número baixo perguntei ao Senhor o motivo, o que é preciso fazer», disse, acrescentando que «são desafios que Deus dá». A presença significativa dos fiéis e do clero é sinal de consolação para o prelado que vê a diocese presente e viva. «Estar a dar testemunho visível do vosso amor pelo seminário», referiu.

Depois destas palavras o pastor da diocese dirigiu-se à nova equipa sacerdotal do Seminário. O bispo sente-se confortado com o Pe Fernando Paiva, vice-reitor, e o Pe Rui Gouveia, prefeito do seminário para esta nova fase, bem como toda a equipa docente.

Aos três seminaristas, Ricardo Marques, Cláudio Rodrigues e João Duarte o reitor do seminário, D. Gilberto dos Reis, pediu-lhes para olharem para os presentes e «sentirem-se amados e envolvidos e encorajados a dizer que este é o caminho».

Em dia de Nossa Senhora do Rosário o prelado lembrou a disponibilidade d’Ela, que se entregou nas mãos de Deus numa obediência total. «A Igreja precisa disto», disse.

No final o Pe Fernando Paiva agradeceu a presença do prelado que através da suas orientações e orações se mantem activo na vida do seminário. «Agradeço também a presença dos familiares dos seminaristas presentes», referiu o sacerdote, lembrando ainda os amigos e docentes do seminário.

No final todos os presentes foram convidados a partilhar o jantar e a assistir a um concerto no final da noite com os já conhecidos músicos, Teresa Salgueiro e Rão Kyao.

Bruno Máximo Leite

13 de Outubro de 2014