Novo ano a começar

IMG_9162

No passado Domingo, dia 5 de Outubro, na Casa de Sant’Ana, decorreu o Encontro Diocesano dos Consagrados que marcou o início das atividades do secretariado da Vida Consagrada em Setúbal. A tarde contou com a presença do Bispo diocesano, D. Gilberto dos Reis e do assistente do secretariado de Setúbal da Confederação dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP), Padre Pedro Quintela.

O encontro de arranque das atividades da CIRP em Setúbal foi, sobretudo, dedicado à celebração do quadragésimo aniversário da Diocese e ao tema proposto para este ano: Igreja de Setúbal, com Maria, alegra-te e evangeliza. Para além disso, foi ainda apresentado, pela presidente do secretariado regional da CIRP, Irmã Fátima Ferraz, o programa do ano para os religiosos da Diocese de Setúbal.

Entre os esclarecimentos de agenda prestados, ganha maior relevância a abertura oficial do Ano da Vida Consagrada, promovido pelo Papa Francisco, no dia 30 de novembro deste ano, primeiro domingo do Advento. Na diocese, este dia será marcado por um novo encontro dos consagrados, na Igreja Paroquial do Monte da Caparica. A conclusão deste período convocado pelo Papa está prevista para o dia 2 de fevereiro de 2016, por ocasião do Dia da Vida Consagrada.

O Dia do Consagrado em fevereiro de 2015, será celebrado na diocese com a celebração eucarística, presidida por D. Gilberto dos Reis, onde será assinalado o jubileu dos Consagrados de vinte e cinco, cinquenta e sessenta anos. Do programa do ano há ainda a destacar um novo encontro dos consagrados, na Igreja Paroquial de Vale de Figueira, no Domingo do Bom Pastor, em abril, dedicado à santidade a partir dos frescos da igreja do Coração Imaculado de Maria.

Testemunhar a alegria do encontro com Jesus

D. Gilberto dos Reis interpelou as consagradas presentes naquela tarde sobre o tema da Alegria e deixou alguns pedidos. «Precisamos de mergulhar em Cristo para que seja verdadeiramente a alegria de Deus a transparecer e não outra – afirmou o Prelado – No trabalho com os jovens, nas catequeses, com as crianças, com os pais, precisamos de ir mais longe e pô-los em contacto com o rosto de Jesus tal como Ele é. Nós vivemos um cristianismo muito superficial mas temos que ser verdadeiramente contemplativos que experimentam o Amor de Deus no meio do mundo e se alegram com Ele».

E acrescentou: «Quem se encontra verdadeiramente com o Senhor, tem duas atitudes. Por um lado, diz ‘Senhor, afasta-te de mim que sou pecador’, mas por outro lado, diz ‘Senhor, o que quiseres, diz que eu faço’. Esta é a verdadeira alegria do encontro e que tem que passar de um sentimentalismo vago. Às vezes são mais os nossos sentimentos a querer guiar o Espírito Santo do que deixarmos que o Espírito Santo nos guie e santifique».

A Irmã Rita Pestana, das Irmãs da Apresentação de Maria, disse-nos que a frequência nestes encontros é importante e sinal de comunhão. «Servem para estreitar laços entre todas as Congregações, partilhar dificuldades e refletirmos sobre os novos desafios que a sociedade nos oferece. Somos chamadas e chamados a viver a alegria do Evangelho no encontro pessoal e íntimo com Jesus em cada dia, para anunciá-Lo com alegria», sublinhou.

O encontro terminou com a celebração da Missa celebrada pelo Padre Pedro Quintela.

Anabela Sousa

13 de Outubro de 2014