IV Jornadas da Pastoral da Saúde

saude

A Comissão Diocesana da Pastoral da Saúde (CDPS) realiza no próximo dia 27 de Novembro às IV Jornadas da Pastoral da Saúde da Diocese de Setúbal. Com o tema: «Ao lado do doente: na proximidade e na compaixão» a iniciativa vai ter lugar no Centro Paroquial e Social Padre Manuel Gonçalves, no Montijo.

Aberta a todos os agentes de saúde as jornadas têm início às 9h através do acolhimento e entrega de documentação. Às 9.30h a sessão de abertura vai contar com D. Gilberto dos Reis, Bispo de Setúbal, Clara Birrento, do Instituto da Segurança Social, Pe José Pereira de Almeida, Coordenador Nacional da Pastoral da Saúde e o Pe João Rosa, Diretor do CDPS.

Às 10h tem lugar a primeira conferência, com o tema: Hospitalidade – com São João de Deus no Caminho do Doente, pelo Irmão Vítor Monteiro, Superior Provincial dos Irmãos de São João de Deus. Segue-se um tempo de testemunhos por parte da Associação Portuguesa para perturbações do desenvolvimento do autismo de Setúbal, o Corpo de Voluntariado do Hospital de São Bernardo e da Operação Nariz Vermelho.

Na segunda conferência pelas 11.30h, o tema vai ser «Entre a espera e a esperança: Caminhos de superação e Cuidado», dada por Zaida Charepe, do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa.

Durante a tarde vai haver um momento de mesa redonda com o tema: «Cuidar é…» e vão participar o Pe Fernando Sampaio, Coordenador Nacional dos Capelães Hospitalares, Helena Salazar, psicóloga, e o Pe José Cruz, Capelão em várias unidades hospitalares de Lisboa. Segue-se debate com os presentes.

Para finalizar, por volta das 16.30h, estão convidados o presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, o Pe Carlos Rosmaninho, diretor do Centro Paroquial do Montijo e o diretor do CDPJ, Pe João Rosa.

24 de Novembro de 2014