50 anos de comunidade paroquial

Ordenação D. José e Imagem Peregrina 2015 603

No passado dia 3 de Janeiro a paróquia da Marateca recebeu o Bispo D. José Ornelas. Um acontecimento que marcou o final das celebrações dos 50 anos da comunidade.

Vivenciando os momentos sublimes das actividades jubilares, D. José Ornelas deu graças por todas as gerações que se empenharam a construir este templo e por todos aqueles que ainda vão continuar.

Na sua homilia relembrou o convite do Natal: sentirmos que fomos visitados, sentirmos que Deus se interessa por nós, que veio revelar-se no meio de nós, não um Deus apenas de Israel mas de todo o mundo. O bispo fez um apelo: «Não nos podemos preocupar apenas com cada um de nós, Deus é para todo o mundo, é de todos os povos da Terra, quem aceita esta lógica do Natal, não pode ser alguém que só se preocupa consigo».

Relembrou ainda o problema dos refugiados, dizendo que este problema também é nosso, é um problema da humanidade. «O mundo não funciona se pensarmos apenas em nós», disse, acrescetando que temos que ser sensíveis para construir um mundo onde nos dê gosto viver, a partir da nossa família, onde cada um pensa primeiro no outro, principio para conhecer um mundo novo.

No final o prelado deixou um desafio: acolher todos como irmãos e irmãs, para construir a família, a comunidade e o país. «Vamos construir esta Igreja juntos», referiu.

Sofia Delgadinho

11 de Janeiro de 2016