Renovamento Carismático

RCC_Retiro

O Renovamento Carismático Católico (RCC) da Diocese de Setúbal realizou, no passado fim de semana (20 e 21 de Maio), na Casa de Oração de Santa Rafaela Maria, em Palmela, o seu Retiro anual para a Efusão do Espírito Santo. Participaram cerca de 150 pessoas, das quais, 43 fizeram, pela primeira vez, a sua experiência de Efusão do Espírito. Foi uma Graça extraordinária para todos, neste ano de Jubileu de Ouro, em que o RCC celebra o seu cinquentenário.

Tendo o Renovamento Carismático a “vocação” de tornar presente a acção poderosa do Espírito Santo, a fim de tudo se renovar: “eis que faço novas todas as coisas”, a sua missão fundamental é a de desencadear a efusão do Espírito Santo, para que aconteça um pentecostes pessoal nos corações, e para que a vida cristã se renove vigorosamente.

Na verdade, assim como para se chegar a Jesus Cristo é preciso ouvir falar d`Ele, também é preciso experimentar um encontro pessoal com Ele.

Por isso, a evangelização hoje deve ser não só uma comunicação de verdade e de doutrina, e essa fazemo-la nos seminários de formação de vida nova, mas deve ser também um levar das pessoas a uma descoberta: saber que Jesus Cristo está vivo, não só porque lhe disseram, mas porque fizeram a sua própria experiência de encontro pessoal com Ele.

Chamamos a esta experiência, no Renovamento Carismático, a “Efusão do Espírito”. E foi por esta mesma experiência que passaram os irmãos que participaram neste Retiro.

Em jeito de testemunho pessoal, o Papa Francisco classificou a Efusão do Espírito como “um toque do Espírito, que provoca, além do despertar para novidades do Espírito, uma mudança de vida, da dimensão fraterna e comunitária da Igreja, e leva ao empenhamento na Sua missão.

Neste sentido nos falou também o nosso Bispo, Senhor D. José, cuja visita muito nos honrou e alegrou, concluindo que, renovados pelo Espírito Santo, a partir da fonte do baptismo, a Igreja nos convida, agora, ao serviço da missão do Evangelho.

José Azadinho

24 de Maio de 2017