Crismas na Paróquia da Baixa da Banheira

CrismasBxBanheira

O bispo de Setúbal presidiu à cerimónia de Crismas na Paróquia da Baixa da Banheira. As 41 pessoas que reafirmaram a fé foram desafiadas a serem “cuidadoras” porque o “mandamento de Jesus é amor”.

“O Espírito que vos é dado é o espírito de fé, do carinho, do cuidar daqueles que precisam, de criar um mundo melhor. Vocês vão aprender a ser gente que acarinha, que oferece, que cuida. Gente que levanta, que encoraja. Nem sempre vai ser fácil”, afirmou D. José Ornelas na homilia do passado sábado, 20 de maio.

Aos 41 crismados, o seu bispo explicou que o Evangelho “não constrói muros”, mas “deita-os abaixo”, por isso, pediu-lhes que não estivessem à espera “para cuidar deste mundo”, que já esteja “bonitinho e bem feitinho” porque “não está”.

“Temos de construir um país melhor, uma Igreja melhor. Contamos com vocês, todos para melhorar e reparar”, disse o prelado na igreja paroquial da Baixa da Banheira.

D. José Ornelas explicou que a família é um “grande dom, mesmo com defeitos” e sublinhou que é preciso mudar esta família, esta Igreja, mas “mudar como disse São Pedro: “Estejam sempre prontos a dar a razão da vossa esperança com brandura e respeito.”

O bispo de Setúbal realçou que a Fé e Espírito Santo que recebem individualmente “não é um título pessoal”, mas um dom para a comunidade.

“O espírito faz comunidade, é transmitido na comunidade. Não vamos a casa de cada um levar o espírito, vamos a casa dos que não podem. Vamos à procura de todos, mas o espírito transmite-se na comunidade”, desenvolveu.

Ainda antes dos celebrantes – D. José Ornelas, o pároco João Guedes da Silva e o padre Pedro Ferreira – imporem as mãos sobre os crismados, o bispo afirmou que Deus vem “com a sua energia, a sua força, com a sua esperança” e o desafio à “agora gente grande” de cuidar e continuar a obra.

“Esta comunidade tem direito de pedir a vocês que sejam gente ativa, alegre. Gente de compromisso”, frisou ainda D. José Ornelas nos agradecimentos, já no final da Eucaristia antes da fotografia de grupo.

Carlos Borges, paróquia da Baixa da Banheira

26 de Maio de 2017