“Sai do Sofá… e Constrói-te!”

CatequesePJS

Na passada sexta-feira, dia 26 de maio, a Juventude de Setúbal reuniu-se na igreja de Nossa Senhora da Graça, em Corroios, para mais uma catequese “Sai do Sofá… e Constrói-te!”.

Subordinada ao tema “O valor da Vida e as questões éticas”, a oradora convidada, a enfermeira Vanessa Machado, cativou os jovens presentes com o seu discurso descontraído, mas assertivo, abordando um tema delicado e importante de forma descomplicada e com a ajuda de exemplos decorrentes da sua experiência pessoal.

A noite acabou como habitualmente, em Adoração a Jesus Sacramentado, seguido de um pequeno lanche e convívio.

A próxima, e última, catequese “Sai do Sofá… e Constrói-te!” está marcada para o dia 23 de junho, na Reitoria de Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro, com o tema “Retratos de Família”. Os oradores convidados são Fernando Magalhães, diretor do Externato Diocesano Frei Luís de Sousa, e a esposa Eugénia.

Testemunho: “Um apelo a voar bem mais alto, de encontro à santidade”

Na feliz noite de dia 26 de maio, pelas 21h30, assistimos a mais uma catequese onde tivemos o prazer de ouvir o testemunho da enfermeira Vanessa Machado, que nos veio falar sobre “O valor da Vida e as questões éticas”.  Numa conversa descontraída, genuína e muito direta, a enfermeira Vanessa conseguiu chegar aos jovens.

Mostrou-nos que a igreja não é antiquada. Ela é uma igreja atual, preocupada e acima de tudo uma igreja que apoia e mostra a verdade. Desde a concepção à morte, falou-nos do que o mundo não nos quer falar e mostrar, através do seu testemunho pessoal, social e profissional.

Pessoalmente, esta catequese foi um grande tronco de lenha que chegou à minha fogueira da fé e da confiança em Deus. Nem sempre é facil como jovem católica neste mundo em que vivemos, seguir a Cristo, confiar no seu caminho de felicidade e de verdade. Perante as opções que tenho de tomar, perante os caminhos que me aparecem à frente, seguir o caminho de Deus é um desafio constante.

Neste sentido, a enfermeira Vanessa, veio dar força à palavra de Deus na minha vida. Como ela disse, é preciso pôr a fasquia alta, para seguir a Deus. É preciso exigência, são precisas regras que tanto nos libertam. Senti, realmente, um apelo a voar bem mais alto, de encontro à santidade.

Sim, a vida vale sempre a pena!
Sim, em Deus e com Deus a castidade é possível!
Sim, Deus pensou e criou este mundo da forma mais perfeita possível!
Sim, só com Deus é possível alcançar a felicidade plena!

E porque nada faz sentido sem a oração tivemos a oportunidade de, junto ao Santíssimo Sacramento, rezar sobre esta catequese, estes assuntos, dar graças a Deus por este testemunho e por vivermos num corpo místico que nos tanto nos sustem e apoia.

Ana Maria Ferreira, Paróquia de Azeitão

31 de Maio de 2017