“Sai do Sofá… e Constrói-te!”

RetratoFamilia_1

No passado dia 23 de junho, realizou-se na Reitoria de Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro, a última das catequeses “Sai do sofá… E constrói-te!”, do Secretariado Diocesano da Juventude de Setúbal. Subordinada ao tema “Retrato de Família”, a catequese teve como oradores o casal Fernando e Eugénia Magalhães, e contou com a presença de D. José Ornelas.

O Bispo diocesano disse, na ocasião, que seguiu com alegria e esperança todas as outras catequeses que foram realizadas ao longo deste ano: “Ter os jovens a pensar nestes grandes temas é uma satisfação. Foram temas que que levaram à reflexão do que é ‘ser gente’. De facto, quando saímos do sofá e nos desacomodamos, acontecem coisas maravilhosas”.

Recorde-se que as catequeses abordaram vários temas relacionados com a Família, dando a conhecer os princípios e valores da Igreja em relação aos mesmos. “Namoro e sexualidade”, “Teologia do Corpo”, “Ideologia de género” e “O valor da vida e as questões éticas”, foram os temas das catequeses anteriores.

Ricardo Gaspar, membro da equipa diocesana da Pastoral da Juventude de Setúbal, disse que com o testemunho do Diácono Fernando Magalhães, diretor do Externato Diocesano Frei Luís de Sousa, e da sua esposa Eugénia, “ouvimos excelentes exemplos de como lidar com os afazeres, organização e divisão das tarefas familiares”.

“É preciso um diálogo constante no seio familiar, que permita que todas as vozes sejam ouvidas e permitam contribuir para um crescimento individual e familiar, sem nunca esquecer os sonhos, pois esses são um importante pilar no rumo da família, de forma a haver metas para alcançar”, disse ainda Ricardo.

A segunda parte do encontro da juventude de Setúbal, como já é habitual, terminou com a Adoração ao Santíssimo Sacramento e Confissões. Um convite a rezar o tema abordado, para que cada jovem possa encontrar as respostas de Deus para a sua vida.

D. José Ornelas deixou ainda uma palavra de alento, incentivo e continuidade ao trabalho desenvolvido pelo Secretariado Diocesano da Pastoral da Juventude.

Anabela Sousa

26 de Junho de 2017