comprehensive-camels

Escola Secundária Dom Manuel Martins presta tributo ao seu patrono

20180117-Homenagem-ESDMM-D-Manuel-Martins-01

A Escola Secundária Dom Manuel Martins, em Setúbal, vai assinalar a memória do nascimento do seu patrono com uma homenagem intitulada “Olhares da sua Escola”. Do programa do tributo, que decorre nos dias 20 e 25 de janeiro, destaca-se a inauguração de um busto do primeiro Bispo de Setúbal.

Nesse dia, a sessão solene de homenagem começará pelas 10h30, com a inauguração do busto do primeiro Bispo de Setúbal, obra do professor Amílcar Souza, no átrio da escola. Segue-se uma conferência sobre o seu legado social, e que será moderada por António Sousa Duarte, biógrafo de D. Manuel Martins.

O painel de convidados é composto por Eugénio Fonseca, presidente da Cáritas Portuguesa, por Maria Odete Marques, professora aposentada que colaborou com a Diocese de Setúbal na Pastoral Familiar, e pelo Padre Constantino Alves, pároco de Nossa Senhora da Conceição. O painel será encerrado pelo atual Bispo de Setúbal, D. José Ornelas.

No mesmo dia 25, estará patente, no átrio da escola, uma exposição interativa de fotografias, obras e manuscritos de D. Manuel Martins, com o tema “Quero que sejas tu”, e onde estará também a bicicleta que o primeiro Bispo de Setúbal usou até 2017 (gentileza da família), a par de uma campanha de recolha de bens alimentares para o Centro Social Paroquial D. Manuel Martins.

Já no próximo sábado, dia 20 de janeiro, data em que se evoca a memória do nascimento de D. Manuel Martins, terá lugar, pelas 9h30, uma “Rota Cicloturística Solidária”. A participação implica a entrega de um bem alimentar não perecível que reverte a favor das famílias carenciadas daquela comunidade escolar.  (Para mais informações e saber como participar, clique na imagem)

A história da Escola Secundária Dom Manuel Martins e a escolha do seu nome

A designação de origem da Escola Secundária Dom Manuel Martins era, inicialmente, Escola Secundária Nº1 e localizava-se na Estrada do Alentejo. Foi construída em Junho de 1980 para dar resposta à introdução de mais um ano de escolaridade, o 12º ano. A escola era, então, constituída por dois blocos pré-fabricados de piso único que, apesar das suas pequenas dimensões, oferecia todos os cursos de 12º ano (via ensino) em regime diurno e noturno. No ano letivo de 1993/1994, a escola criou três turmas do 10º ano dos Cursos Secundários.

A entrada em funcionamento do 11º e 12º anos de escolaridade, nos anos subsequentes, veio a acentuar o estado de degradação das instalações, deixando a escola de oferecer condições aceitáveis de funcionamento. Em 1993, a escola foi informada de que o novo projeto de construções escolares previa a sua substituição por uma escola secundária com capacidade para 42 turmas.

Nesse mesmo ano, 1993, desencadeou-se o processo para escolha da denominação da escola. Em reunião do Conselho Pedagógico, foi proposto para patrono da escola o nome do então Bispo de Setúbal, Dom Manuel Martins. Contactado pessoalmente, e após ter visitado as instalações escolares, Dom Manuel Martins concordou que o seu nome fosse oficialmente proposto.

Cumpridos os trâmites legais, em Julho de 1993, foi publicado no Diário da República o Despacho nº103/SERE/93, segundo o qual a Escola Secundária Nº1 de Setúbal passaria a denominar-se Escola Secundária Dom Manuel Martins. Com esta escolha a escola pretendeu homenagear, em vida, uma pessoa que desenvolveu uma notável ação sociocultural na cidade, que constitui um exemplo para toda a comunidade, especialmente para os jovens.

(informação disponível na página web da Escola, em http://www.escoladmanuelmartins.com)

AS

Partilhe nas redes sociais!
14 de Janeiro de 2018