Via Sacra Jovem contou com testemunhos de catorze famílias

20180223-Via-Sacra-Jovem

O Secretariado Diocesano da Pastoral da Juventude de Setúbal organizou, no passado dia 16 de fevereiro, a Via Sacra Jovem. Este ano, o tema central recaiu sobre a “Família à luz da Paixão”, com catorze testemunhos de diferentes famílias, e reuniu, aproximadamente, quinhentos jovens.

Ao longo das catorze estações, famílias numerosas, com experiência missionária, casais em preparação para o matrimónio, casais à espera do primeiro filho, filhos e avós deram o seu testemunho de vida enquadrados a cada estação da Via Sacra.

Foram ainda retratadas realidades como o divórcio, a viuvez, a adoção, a perda de um filho em período gestacional, a emigração e situações de doença na família, tendo ainda existido o testemunho de um sacerdote e de uma jovem acolhida, desde criança, numa instituição.

“Como vivemos, atualmente, na nossa diocese o último ano dedicado ao tema da Família, onde ainda ecoa o último Sínodo dos Bispos, queríamos marcar precisamente esta dimensão na vida dos nossos jovens – afirma o Padre João Nabais Dias – Nesta grande família que é a Igreja, encontramos inúmeras condições de vidas com as quais nos podemos identificar muito, ou que nada tem a ver connosco, mas que ainda assim fazem parte da nossa Igreja, da nossa comunidade”.

O objetivo, diz ainda, foi que “os jovens se pudessem deixar interpelar pelos catorze testemunhos que foram partilhados e que, independentemente do estado de vida de cada um, o convite é o de configurarmos a nossa vida com a de Cristo, enquanto realidade divina encarnada na nossa condição humana (exceto no pecado). Este foi o desafio e a provocação que quisemos lançar”.

“As alegrias e dificuldades de fazer caminho, tendo Cristo como modelo”

“A razão desta escolha primeiramente vocacional, pois seja qual for a nossa vocação ela dá-se na família para a família, segundo a partilha dos diferentes estados em que podemos encontrar as famílias na nossa Igreja, e dando a conhecer as alegrias e dificuldades de fazer caminho tendo, em todas elas, Cristo como modelo”, diz.

De acordo com o sacerdote, esta atividade tem sido realizada sempre na primeira sexta-feira da Quaresma para “marcar o início deste tempo” e “para que este período propício para reconciliação, conversão e aproximação do Senhor não seja esquecido”.

“Nós pretendemos que os jovens sejam agentes de mudança de “revolução” nas nossas comunidades, na nossa sociedade, mas a primeira mudança é aquela que Cristo opera na vida de cada um. Independentemente das nossas dificuldades ou alegrias, somos sempre chamados à constante conversão e aproximação a Cristo”, afirma o diretor da Pastoral da Juventude de Setúbal.

Anabela Sousa

23 de Fevereiro de 2018