Pastoral Familiar: Matrimónio é “um compromisso para toda a vida”

No passado dia 13 de Abril o Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar de Setúbal promoveu mais um encontro de formação sobre a Exortação Apostólica Pós-Sinodal, do Papa Francisco, “Amoris Laetitia”, capítulos IV e V.

Este encontro teve lugar na igreja Paroquial de Corroios, sob a orientação do casal Elza e Jorge, da paróquia de Vale Figueira. Um jovem casal de 33 anos, com 4 filhos, que fazem parte do Caminho Neocatecumenal que testemunhou, de uma forma simples e profunda, o seu percurso de vida tendo como base os capítulos referidos.

Desta formação podemos evidenciar a vivência da misericórdia e do Amor de Deus: “O perdão é uma arma potente que temos para superar e reconstruir várias quebras na nossa relação, quer em casal quer em família”. Partilharam como viveram o seu namoro e, atualmente, o seu matrimónio, sempre confiados nos sacramentos que a Igreja disponibiliza, em especial o da reconciliação.

“A exortação do Papa tanto denuncia as nossas incapacidades de amar, na dimensão plena do Amor entre Cristo e a Igreja assim como nos defende, e nos implica, na medida em que demonstra aquilo que não conseguimos pelas nossas força viver”, disseram.

Este casal referiu ainda a importância do diálogo como forma de escuta atenta do outro. A longevidade do matrimónio depende de um projeto de vida comum e de um compromisso para toda a vida, isto apesar das transformações que ocorrem ao longo do tempo e diante das tentações, o que requer um estado de vigilância constante.

A partilha terminou com uma reflexão sobre o estado de graça que é o tempo da gravidez, o acolhimento dos filhos como dom de Deus e a preocupação de cuidar deles para a vida eterna, havendo ainda espaço para a reflexão sobre a abertura da família aos outros e outras formas dos casais se darem, mesmo quando não é possível terem filhos, por exemplo a adoção.

Mário e Joana Martins, Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar

24 de Abril de 2018