comprehensive-camels

Festa do Senhor Jesus das Chagas encheu ruas de Sesimbra

20180504-Senhor-Jesus-Chagas-04

A vila de Sesimbra viveu, na passada sexta-feira, dia 4 de maio, o momento alto da sua festa principal, em honra ao Senhor Jesus das Chagas, com uma procissão que juntou as populações pelas ruas desta localidade piscatória.

O Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, que celebrou a missa festiva da iniciativa, destacou uma tradição religiosa que contribuiu ao longo dos anos para a “formação da identidade” destas comunidades, que serviu de suporte para os sacrifícios e desafios enfrentados pelas pessoas, e que por isso tem de ser preservada.

O culto ao Senhor Jesus das Chagas em Sesimbra remonta ao século XVI, mais concretamente a 1534. De acordo com a tradição oral passada de geração em geração, esta representação do Senhor das Chagas terá chegado à vila durante a afirmação do Protestantismo em Inglaterra, quando todas as imagens católicas foram deitadas ao mar.

Esta devoção acompanhou por isso “lutas de séculos que se expandiram por esses mares fora”, de quem “partiu daqui para garantir a subsistência e a economia desta terra”, frisou D. José Ornelas. Neste sentido, pelo valor que têm, este género de manifestações de fé “não podem ser simplesmente um marco do passado”.

“A religiosidade popular é muito importante porque responde a necessidades, a visões de vida, a perspetivas do mundo e da própria existência que são as questões que a humanidade sempre se colocou. E hoje viver para o passado, só, não chega, mas perder o passado não ajuda a ninguém”, alertou o Bispo de Setúbal.

Texto: Agência Ecclesia
Fotos: Jornal Raio de Luz

Partilhe nas redes sociais!
08 de Maio de 2018