Renovamento Carismático: “Uma forte experiência da unção do Espírito Santo”

20180525-RCC-Efusao-05

O Renovamento Carismático Católico de Setúbal levou a efeito, no fim de semana de Pentecostes, na casa de Oração de Santa Rafaela Maria, em Palmela, mais um Retiro Espiritual, destinado, principalmente, aos irmãos que, neste Ano Pastoral, se têm vindo a preparar para a Efusão do Espírito Santo.

Foram 74 os irmãos, entre eles um sacerdote, que, neste Retiro, se apresentaram para fazerem essa experiência de uma renovação no Espírito Santo (Tt. 3, 5-6) e, em consequência, se dispuseram a iniciar um longo processo de Vida Nova no Espírito (Ef. 4, 23-24).

Depois de, durante a manhã do primeiro dia, todos termos reflectido sobre «o amor de Deus derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado» (Rom. 5, 5), tivemos, logo ao inicio da tarde, a graça de receber a visita do nosso Bispo, Senhor D. José Ornelas Carvalho, que muito nos honrou e alegrou.

D. José Ornelas pede empenho firme na Pastoral dos Jovens e das Vocações

Ao dirigir-nos a sua palavra, o Senhor Bispo saudou, amavelmente, todos os presentes, pedindo que, nesta grande festa de Pentecostes, todos nos abríssemos à vinda do Espírito Santo e nos empenhássemos, firmemente, na Pastoral dos Jovens e das Vocações, como tema para o próximo ano pastoral, sempre numa perspectiva missionária.  E, salientando que a Igreja de Setúbal precisa de ser uma Igreja missionária, disse-nos que conta connosco, e encorajou-nos a que não tivéssemos medo, porque o Espírito do Senhor está sempre connosco.

Com esta intervenção do Senhor Bispo, ficou bem preparado o momento  que, de imediato, se seguiu, de uma profunda reflexão sobre a acção do Espírito Santo, Seus Dons, Carismas e Frutos, feita por um nosso irmão da Equipa de Serviço.

Finalmente, após a celebração da Santa Eucaristia, presidida pelo nosso Conselheiro Espiritual, Rev.º Padre Sílvio Couto, tudo estava preparado para o grande momento daquela noite de Vigília de Pentecostes: a Efusão do Espírito Santo.

“Uma forte experiência da unção do Espírito Santo”

Na verdade, é através daquilo a que se denomina, Efusão do Espírito Santo, ou, mais precisamente, «baptismo do Espírito», que se obtém uma forte experiência da unção do Espírito Santo na oração, do seu poder no ministério pastoral, do seu consolo na provação, do seu controlo nas decisões que temos de tomar, e que, ainda antes da manifestação dos carismas, passamos a perceber como o Espírito Santo nos transforma interiormente, nos dá o gosto do louvor a Deus, nos abre a mente à compreensão das escrituras, nos ensina a proclamar Jesus como «Senhor» e nos dá o valor de assumir tarefas novas e difíceis, ao serviço de Deus e do próximo.

De facto, todos os que passámos por esta experiência da Efusão do Espírito Santo sabemos que é realmente assim, e vislumbramos, com clareza, que estas são precisamente as coisas de que a Igreja mais necessita hoje para anunciar o Evangelho a um mundo relutante diante da fé e do sobrenatural.

Aliás, foi tudo isto o que, na manhã do Domingo de Pentescostes, também nos confirmou, e testemunhou, lindamente, a Irmã Esmeralda Maria do Espírito Santo, oic, que, há 11 anos, com apenas 19 anos de idade, fez connosco a mesma experiência da Efusão do Espírito Santo.

José Azadinho, responsável pelo Renovamento Carismático Católico na Diocese de Setúbal

25 de Maio de 2018