LOC/MTC: Encontro Nacional refletiu Evangelho no mundo do trabalho

20180607-LOC-MTC-Encontro-Nacional

A LOC/MTC – Liga Operária Católica Movimento de Trabalhadores Cristãos promoveu na Paróquia de Leça do Balio, Diocese do Porto, no dia 10 de Junho de 2018, um Encontro Nacional, com o objectivo de partilhar, num ambiente familiar e solidário a vivência da LOC e as suas angústias e esperanças.

No último Encontro Nacional em 2015, foram relatadas situações que identificam a grave situação que se vive no mundo do laboral; esgotamento, desmotivação, angústia, baixas frequentes, incapacidade de satisfazer compromissos assumidos.

Jovens licenciados a ganhar o ordenado mínimo, desempregados a adiar a constituir família ou a decisão de ter filhos, consequência da desvalorização e desumanização do trabalho.

Agora respira-se entre nós algum alívio com a reposição de direitos sociais, reposição de feriados, aumento do ordenado mínimo e pensões sociais e com a descida do desemprego. No entanto a sede de lucro e a ganância não desarmam os seus intentos. A economia está focada no lucro e não nos trabalhadores. É necessário e urgente Humanizar e Evangelizar o Mundo do Trabalho.

Trabalhadores Cristãos Reunidos Declaramos:

• Que o trabalho marca e determina a vida pessoal, familiar e social.
  • O trabalho não é uma mercadoria.
  • O trabalho é inseparável da vida.
  • O trabalho digno é felicidade.
  • Que o Evangelho nos transmite a importância de caminharmos juntos.
  • Jesus enviou dois a dois, constituiu uma equipa de doze.
  • O Evangelho na vida dos militantes da LOC orienta – nos para a partilha de vida em pequenos grupos  (equipas de base) para a reflexão e acção na atenção aos mais pobres, de modo que ninguém fique de fora dos bens que Deus dá para todos.
  • Que a nossa missão cristã se realiza no mundo, e concretamente no mundo do trabalho. Pois acreditamos que Jesus Cristo é a Boa Notícia. A fé dá à pessoa consciência da sua dignidade.
  • Que vamos prosseguir com audácia, humildade e persistência, à maneira de fermento na massa  (Mt 13,33)
  • Que vamos continuar a participar na vida com sentido de missão.

Saudamos os avanços nas novas tecnologias da Robótica, da Digitalização, da inteligência artificial, pelo bem que trazem à vida humana e concretamente no mundo do trabalho.

As tecnologias são ferramentas ao serviço do homem, não podem sobrepor – se às pessoas. O papa Francisco está a fazer do trabalho um pilar do seu Pontificado. Na sua reflexão, denúncias e propostas, os trabalhadores estão no centro das suas preocupações.

Queremos participar de uma Igreja profética, ao lado do Papa Francisco, denunciando esta economia que exclui e mata. Apelamos que todos os cidadãos de boa vontade se comprometam também nesta transformação, porque acreditamos que outra sociedade é possível.

Declaração da LOC/MTC, Porto, 10 de Junho de 2018

13 de Junho de 2018