Palmela: Aires celebrou 20 anos da edificação da igreja

20181026-Palmela-Aires-04

No passado dia 11 de outubro, a comunidade de Santo António de Aires, da Paróquia de Palmela, celebrou os 20 anos de edificação da sua igreja de Pedra. A Eucaristia foi concelebrada pelo nosso Bispo D. José Ornelas Carvalho e pelo nosso Pároco, Pe. José Miguel Joaquim.

Na homilia, o nosso Bispo fez referência às primeiras comunidades cristãs, que durante os primeiros 300 anos não tinham uma igreja onde celebrar a sua Eucaristia.

Fez-nos lembrar que também a nossa comunidade não tinha a sua igreja e reuníamo-nos em casa, impelidos pela fé e pelo saudoso Padre Manuel Marques que desafiou a comunidade a organizar-se para a construção da sua própria igreja. E assim com o entusiasmo também do Sr. Padre Ramalho começamos esta aventura com os primeiros 500$00 a que se juntariam mais 5000$00, e outros tantos valores se foram juntando por cerca de doze anos até termos terreno e começar a obra em 1995, terminando em 1998.

Disso nos deu conta a Sra. Dona Maria José Trindade, emocionada, ao relembrar como uma pequena comunidade com poucas dezenas de habitantes, muito menos do que é hoje em dia, conseguiu construir a sua igreja de pedra e cal.

Também durante a sua homilia o Sr. D. José Ornelas nos falou da sua experiência missionária, que por onde passava via nas populações esse mesmo desejo de ter a sua igreja edificada.

Pois bem, a festa continuou e a seguir à Eucaristia com um jantar convívio no nosso salão de festas, todos bem animados e em sã convivência com o nosso Bispo e Pároco.

Elisabete Saraiva, paroquiana de Palmela

25 de Outubro de 2018