comprehensive-camels

Sarilhos Grandes: Entre dois mundos o Oriente e o Ocidente

20181031-Sarilhos-Grandes-Escavacoes-04

No passado dia 27 de Outubro, a Câmara Municipal do Montijo foi a anfitriã da apresentação do estudo e exposição “Sarilhos Grandes: Entre dois mundos o Oriente e o Ocidente”. Passados dez anos das escavações da necrópole de Sarilhos Grandes, espaço onde atualmente se ergue a igreja de São Jorge e a Ermida de Nossa Senhora da Piedade, chegou a altura de dar a conhecer os resultados do trabalho que envolveu uma equipe multidisciplinar e internacional liderada pela arqueóloga portuguesa, Paula Alves Pereira. 

A Diocese de Setúbal congratula-se por fazer parte deste projeto, acompanhando-o através da Comissão Diocesana de Arte Sacra e da Paróquia de Sarilhos Grandes.

Os resultados desta investigação estão patentes ao público na Galeria Municipal do Montijo, e permitem conhecer o trabalho da investigação, bem como perceber o impacto que ela poderá ter na própria compreensão da história do períodos dos Descobrimentos. 

A investigação terá uma segunda fase de escavações e estudos em 2019, estando a Diocese, em conjunto com a Paroquia de Sarilhos Grandes a acompanhar os procedimentos para que tudo decorra com benefício para a investigação mas salvaguardando-se o património edificado. 

Padre Casimiro Henriques, diretor da Comissão Diocesana de Arte Sacra

Partilhe nas redes sociais!
31 de Outubro de 2018