“Apostolado e evangelização” – Cursilho de Cristandade 134.º de Homens

20181112-MCC-134-Homens-01

Realizou-se, no passado dia 4 de novembro, na Igreja Paroquial de Santo André, no Barreiro, o encerramento do 134º Cursilho de Homens da Diocese de Setúbal. Foi em habitual clima de louvor, e também de regozijo, que a comunidade cursilhista, provinda das sete vigararias de Setúbal, deu as boas vindas aos novos do 134º. Celebração que, para alegria de  todos, decorreu sob a presidência do nosso Bispo, D. José Ornelas.

Neste ato do Movimento dos Cursilhos de Cristandade (MCC) foi possível ouvir os testemunhos entusiasmados e inspiradores dos participantes que partilharam a vivência maravilhosa do encontro que fizeram com Cristo nos três dias do Cursilho. O dirigente Rui Gomes louvou O Senhor por ter reunido esta equipa reitora que unidos pela amizade e pela força do Espírito Santo, se entregaram totalmente nesta missão que Ele lhes confiou. O reitor João Pais deu graças a Deus por este 134º Cursilho de Homens e pela retaguarda de oração muito sentida nestes 3 dias. Dirigindo-se aos novos cursilhistas disse-lhes que é possível viver o 4º dia num cursilho perene, porque a vida em Graça torna-nos mais felizes.

Como é usual, foram convidados a falar do seu 4º dia alguns Cursilhistas mais antigos, que relataram como Cristo passou a ser o centro das suas vidas e como, para tanto, o Cursilho foi determinante.

O encerramento contou, ainda, com os testemunhos dos dois assistentes espirituais do 134º Cursilho, o Padre Miguel Alves e o Padre António Estêvão, que são, por sinal, os diretores espirituais do MCC de Setúbal.

A finalizar, o Bispo de Setúbal, dirigindo-se a todos, mas em especial aos novos cursilhistas, demonstrou o seu profundo agradecimento pelo trabalho de apostolado e de evangelização efectuado por este movimento, na Diocese sadina.

Após a assembleia ter proclamado, em cântico, o “Magnificat”, a bênção final foi dada por D. José Ornelas. Em festa, deu-se por encerrado mais este acto do MCC Setúbal, ao som do De Colores, cantado por todos com júbilo.

Isabel Camacho

12 de Novembro de 2018