Nomeação: Padre Fernando Paiva e Padre José Pinheiro são os novos Vigários Gerais da Diocese de Setúbal

20231112-vigarios-gerais-da-diocese-de-setubal

O Cardeal D. Américo Aguiar nomeou esta terça-feira o Padre Fernando Maio de Paiva e o Padre José Gil de Borja Pinheiro Ribeiro como Vigários Gerais da Diocese de Setúbal, em conjunto com o Padre José Lobato.

O Vigário Geral é um sacerdote nomeado pelo bispo diocesano, de acordo com o Código de Direito Canónico, para auxiliá-lo no governo da diocese. “Ao Vigário Geral, em virtude do ofício, compete em toda a diocese o poder executivo que pertence por direito ao Bispo diocesano, a fim de executar todos os atos administrativos, exceptuados os que o Bispo se tiver reservado ou que por direito requeiram mandato especial do Bispo” (Can. 479).

Decreto de nomeação do Padre Fernando Paiva

D. AMÉRICO, CARDEAL-PRESBÍTERO DA SANTA IGREJA ROMANA,

DO TÍTULO DE SANTO ANTÓNIO DE PÁDUA,

NA VIA MERULANA, POR MERCÊ DE DEUS E DA SÉ APOSTÓLICA,

BISPO DE SETÚBAL

Sendo necessário à organização e bom governo da Diocese de Setúbal, prover à constituição de novos Vigários Gerais, ouvido o clero e leigos diocesanos e a sociedade sadina, a teor do cânone 475, do Código de Direito Canónico,

Nomeio Vigário Geral  da Diocese de Setúbal

o Rev.do Pe. Fernando Maio de Paiva,

com todos os direitos e deveres estabelecidos no Direito, o qual deverá tomar posse e prestar juramento de officio bene adimplendo prescrito no cânone 833, 5º, do Código de Direito Canónico.

Feito em duplicado, sendo um exemplar para o nomeado e outro para arquivo da Cúria diocesana.

Dado em Setúbal, Cúria Diocesana, 12 de dezembro de 2023, Festa de Nossa Senhora da Guadalupe e Cinquentenário Natalício do IV Bispo de Setúbal.

† Cardeal Américo Aguiar-Bispo de Setúbal

Dr.ª Maria da Graça Pacheco, Chanceler

Decreto de nomeação do Padre José Pinheiro

D. AMÉRICO, CARDEAL-PRESBÍTERO DA SANTA IGREJA ROMANA,

DO TÍTULO DE SANTO ANTÓNIO DE PÁDUA,

NA VIA MERULANA, POR MERCÊ DE DEUS E DA SÉ APOSTÓLICA,

BISPO DE SETÚBAL

Nomeio Vigário Geral  da Diocese de Setúbal

o Rev.do Pe. José Gil de Borja Pinheiro Ribeiro,

† Cardeal Américo Aguiar-Bispo de Setúbal

Dr.ª Maria da Graça Pacheco, Chanceler

Os Vigários-Gerais

O Padre Fernando Paiva, de 61 anos, foi ordenado presbítero a 10 de abril de 2005. Atualmente é Pároco de Nossa Senhora da Anunciada (Setúbal) e Vigário Forâneo da Vigaria de Setúbal. É membro do Colégio de Consultores e da Comissão Diocesana de Proteção de Menores e Pessoas Vulneráveis. É ainda presidente da Comissão de Consulta de Apoio ao Bispo na Gestão do Fundo Diocesano do Clero.

Entre 2005 e 2017 desempenhou diferentes funções no Seminário Maior de São Paulo de Almeida: primeiro como prefeito e ecónomo e posteriormente como vice-reitor. Foi ainda responsável pelo acompanhamento do padres novos e pela formação permanente do clero. É membro do Conselho Presbiteral desde 2014, tendo sido secretário do organismo diocesano entre 2021 e 2022.

O Padre José Pinheiro, de 55 anos, recebeu a ordenação sacerdotal a 16 de julho de 2006. É Pároco da Cova da Piedade, Diretor Espiritual do Seminário de Almada, Presidente Comissão para o Sínodo Diocesano de 2025 e Sínodo dos Bispos 2023, Vigário Paroquial Laranjeiro-Feijó (S. José Operário) e Assistente Nacional da Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE).

Foi diretor da Comissão Diocesana da Pastoral da Saúde entre 2006 e 2012. Foi Vigário Paroquial nas Paróquias do Castelo de Sesimbra e de Almada. e Pároco de Miratejo-Laranjeiro entre 2008 e 2012. Integrou o Conselho Presbiteral entre 2011 e 2021 e o Colégio de Consultores entre 2016 e 2021. Foi Vigário Forâneo de Almada entre 2016 e 2021.

12 de Dezembro de 2023