Informação: Entrada em funcionamento do Gabinete Episcopal

Estimados irmãos no sacerdócio,

Caros diáconos,

Povo de Deus nesta Diocese de Setúbal,

Tendo em consideração que a organização diocesana é fundamental para uma resposta adequada a todos aqueles que nos procuram, e na sequência da opção da Dr.ª Anabela Sousa, até à data Diretora do Gabinete de Comunicação, de trabalhar a tempo inteiro para a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) houve necessidade de reorganizar os serviços de apoio direto ao Bispo.

Assim, a partir de amanhã [14 de dezembro], o Gabinete de Comunicação é substituído pelo Gabinete Episcopal ficando a comunicação integrada neste. A tutela do Gabinete Episcopal ficará ao cuidado do Pe. David Caldas, que assumirá as funções de Chefe de Gabinete. Ficará afeto ao Gabinete Episcopal, sob a coordenação do Chefe de Gabinete, o Dr. João Marques.

O contacto que anteriormente estava atribuído à Dr.ª Anabela (911 527 768) será entregue ao Dr. João Marques deixando de estar disponível o número que anteriormente lhe estava atribuído. Para o funcionamento do Gabinete Episcopal foi criado o endereço gabineteepiscopal@diocese-setubal.pt. O contacto do Pe. David Caldas mantém-se (936 053 625).

Oportunamente serão dadas outras informações que se julguem pertinentes acerca desta nova estrutura diocesana.

Não quero deixar de agradecer à Dr.ª Anabela Sousa todo o trabalho, empenho e dedicação à Diocese que teve ao longo de todos estes anos de serviço e desejar-lhe as maiores felicidades no novo projeto de serviço à Igreja, que agora abraça.

† Cardeal Américo, Bispo de Setúbal

Decreto de nomeação do Chefe de Gabinete Episcopal e Chefe da Casa Episcopal

D. AMÉRICO, CARDEAL-PRESBÍTERO DA SANTA IGREJA ROMANA,

DO TÍTULO DE SANTO ANTÓNIO DE PÁDUA,

NA VIA MERULANA, POR MERCÊ DE DEUS E DA SÉ APOSTÓLICA,

BISPO DE SETÚBAL

Sendo necessário para assessoria ao Bispo Diocesano de Setúbal, prover à constituição de um Chefe do Gabinete Episcopal e de um Chefe da Casa Episcopal,  a teor do cânone 470, do Código de Direito Canónico,

Nomeio Chefe do Gabinete Episcopal e Chefe da Casa Episcopal

da Diocese de Setúbal,

o Rev.do Pe. David Tiago da Conceição Caldas,

com todos os direitos e deveres estabelecidos no Direito, o qual deverá prestar juramento de officio bene adimplendo prescrito no cânone 471, do Código de Direito Canónico.

Feito em duplicado, sendo um exemplar para o nomeado e outro para arquivo da Cúria diocesana.

Dado em Setúbal, Cúria Diocesana, 12 de dezembro de 2023, Festa de Nossa Senhora da Guadalupe e Cinquentenário Natalício do IV Bispo de Setúbal.

† Cardeal Américo Aguiar-Bispo de Setúbal

Dr.ª Maria da Graça Pacheco, Chanceler